Sabia as inúmeras vantagens de se vestir casualmente


Se tentar imaginar um empreendedor de sucesso, normalmente o lhe vem à cabeça é alguém vestido com um fato formal, contudo, se olhar para os novos empreendedores não é isto que eles usam, preferindo um traje informal - um dos exemplos mais conhecidos disto é o co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Mas porque será que esta tendência está a ganhar cada vez mais adeptos? Não será mau para a imagem da empresa? Pelo contrário.


Uma escolha não importante

Quanto questionado sobre a sua escolha, Zuckerberg afirmou que opta sempre pela mesma roupa de modo a não ter de perder tempo todos os dias a decidir o que irá vestir e a sua resposta não é tão disparatada quanto pode parecer. Alguns estudos recentes apontam que a escolha da nossa roupa pode causar leves níveis de stress pela nossa percepção de que o que vestimos irá afetar as nossas relações com os outros, incluindo com clientes e parceiros de trabalho. Ainda que esta preocupação seja em parte verdadeira, cada vez mais pessoas a ignoram e as consequência não são tão negativas quanto se poderia pensar.


Uma mudança na cultura

Trabalhar a partir de casa ou de qualquer parte do mundo, e horários flexíveis são resultado de uma cultura de trabalho moderna e orientada para os resultados mais do que para a aparência. Ao optar por tornar o seu escritório num local informal, irá criar um ambiente mais produtivo e convidativo para a sua equipa que, por sua vez, irá sentir-se mais motivada a trabalhar.


Individualidade

A criatividade foi durante muitos anos limitada pela conformidade, pela necessidade de todos serem iguais e se moverem do mesmo modo - atualmente isto não existe. Ao preferir vestir-se de forma informal irá incentivar a unicidade de cada membro da sua equipa, mostrando que pensar diferente não é um mau sinal, pelo contrário.


Igualdade

Se a chefia optar por algo mais informal (mesmo que seja camisa e calças de fato), a equipa terá mais facilidade e confiança em comunicar com ela, partilhando ideias, preocupações e desejos para o futuro. Isto irá melhorar as relações entre chefias e equipa mas também entre os membros.


Olhe à sua volta e analise os profissionais com quem lida. Claro que existem sempre excepções - se trabalhar com profissionais da velha guarda o ideal poderá mesmo ser o fato tradicional - mas deve tentar perceber se não está na hora de tornar o seu trabalho num gosto e menos numa tarefa rígida que tem de executar todos os dias.


OUTROS ARTIGOS:

Bill Gates aconselha aos empreendedores algumas leituras de Verão

Como tornar o seu escritório mais verde


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais