Saiba se está na altura de inovar a sua marca


Monotonia é o primeiro ingrediente para fazer com que a sua marca perca estabilidade rapidamente. É fulcral estar atento e perceber qual é a melhor altura para inovar a sua marca, talvez criar um novo logo, um produto especial ou uma mudança de site. Talvez seja hora de mudar o público-alvo ou de crescer com ele. Já tem conta nas principais redes sociais? Que tal abrir um canal Youtube? Tenha tudo isto em conta quando for tempo de um novo “eu” e venha descobrir quando será essa altura.


O seu público-alvo mudou

Isto acontece especialmente se trabalhar numa área geracional, por exemplo, na produção de brinquedos ou outro tipo de produtos direcionados para as crianças. O modo como o seu marketing funcionava para os Millennials está desatualizado se quiser chamar a atenção da Geração Z, por exemplo. Por outro lado, talvez tenha percebido que ainda que os seus produtos fossem feitos a pensar nas mulheres como público-alvo, muitos homens começam igualmente a adquirir os mesmos produtos, estando na hora de mudar a sua estratégia e até o modo como cria novos projetos.


As necessidades mudaram

Este é um dos principais problemas de grandes empresas que se recusam a mudar. Um dos grandes exemplos recentes foi o caso Kodak, produtora de material para fotografia e filme analógicos que anunciou falência quando deixou de ter mercado de venda pela introdução e favoritismo do digital. Se o seu produto base são livros físicos, por exemplo, pode estar na altura de entrar no mercado online e abrir uma loja que também ofereça e-books.


Mudança nos valores de mercado

As tecnologias são um ótimo exemplo para este ponto. Há dez anos atrás, computadores e telemóveis eram muito mais caros do que atualmente. Porquê? Alguns dos fatores incluem o aumento de vendas, com a normalização destes aparelhos, e os métodos de produção são agora mais rentáveis. Ora o mesmo pode acontecer ao seu produto e saber aumentar ou descer o preço em consonância com o mercado é algo a que deve estar atento.


Saturação de mercado

Eventualmente, quando começou a sua empresa você era o único ou um dos poucos a oferecer determinado serviço ou produto. No entanto, com o tempo e o aumento da popularidades de alguns serviços pode acontecer que o mercado esteja saturado. Para não perder clientes para a concorrência deve juntar-se com a sua equipa e perceber se está na altura de mudar a estratégia de marketing ou, quem sabe, mudar o tipo de produto que oferece e inovar uma vez mais.


A cultura mudou

Se a sua empresa tem como público-alvo os mais novos terá de pensar na estética da sua marca, do site aos pacotes de encomenda, de modo a que estes estejam consoante as novas tendências da moda ou da tecnologia. Outro caso semelhante é o do marketing para jovens adultos cujos interesses são mais descontraídos - possuindo constante gosto pelos filmes, séries e jogos - do que os da geração dos seus pais que procuravam algo mais formal com a mesma idade.


Não deixe de inovar e de crescer com os tempos. A recusa em avançar com a sociedade e com as mudanças de mercado irá somente levar a sua empresa a perder lucro e a entrar numa espiral que o pode prejudicar a longo prazo. Mantenha-se relevante e no topo do que de melhor sabe fazer.


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