A saúde mental da sua equipa pode depender de si


Sabia que somente 11% dos funcionários são aconselhados a aproveitar as suas férias ou as suas folgas, ou a procurar ajuda de um psicólogo? É verdade, apesar do stress e doenças agregadas serem um dos grandes problemas do mundo do empreendedorismo, o tema permanece um tabu e a maioria dos chefes continua a exigir cada vez mais da sua equipa, criando um ciclo de mal estar que pode estar a afetar o lucro da sua empresa.

Porém, enquanto chefe ou líder, você tem um enorme papel no tratamento e prevenção deste problema, especialmente pelo medo que a equipa pode ter de pedir algum tempo de descanso, temendo serem despromovidos ou despedidos. Semeie um ambiente de confiança e descubra como ajudar a sua equipa a ser mais saudável e, por conseguinte, mais produtiva.

Fale abertamente do problema
Desenhe panfletos para o seu escritório e organize uma reunião para debater o assunto. Mostre que percebe a existência deste mal-estar e que ninguém está livre de um esgotamento ou outros problemas semelhantes. Destrua o tabu que assombra o empreendedorismo, este é um passo fundamental.

Olhe para si
O receio de dizer “não” leva a maioria dos funcionários a acrescentar ainda mais ao seu stress diário e é aqui que você pode fazer a diferença. Por exemplo, se sabe que determinado membro da equipa tem uma família, será melhor dar determinada tarefa a um membro que possua mais tempo livre. Deixe claro que dizer “não”, não significa falta de interesse mas sim um genuína indisponibilidade.

Incentive ao descanso
Se reparar que determinado membro da sua equipa não tira folga há vários dias ou que é incapaz de se desligar do trabalho, incentive-o a descansar. Lembre-se que o excesso de trabalho levará a pessoa a tornar-se muito menos produtiva quer em termos de criatividade, quer em termos de quantidade de trabalho.

Crie um espaço de relaxamento
Sabia que muitas empresas japonesas tem uma hora do dia destinada a exercício físico? Isto leva a equipa a tirar a mente do trabalho, a relaxar, a ser mais saudável e a preparar-se para um dia cansativo. O mindfullness é outra técnica de relaxamento cada vez mais popular. Crie um espaço - uma sala, por exemplo - onde a sua equipa pode aproveitar os intervalos para aliviar o stress.

Não seja dependente do trabalho e evite que a sua equipa o seja. O bem estar de todos é fulcral ao crescimento da empresa e com bons hábitos será mais fácil encontrar novos membros que desejem fazer parte da sua família e será mais fácil conseguir ideias criativas que lutem contra a alta concorrência.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Descubra como dormir melhor
Se trabalha a partir de casa descubra como combater a solidão

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais