Sinais de que a cultura da sua empresa não é saudável


A cultura de uma empresa inclui elementos como os comportamentos gerais dos funcionários, o modo como se resolvem determinadas situações, as regalias que são oferecidas, o modo de trabalho, a decoração do escritório ou da área comum, entre outros aspectos que tornam a sua empresa diferente das outras. A grande variedade de detalhes pode, contudo, ser difícil de gerir corretamente levando a problemas que levam ao descontentamento da sua equipa. Analise estes sinais e perceba se a sua empresa está em risco.


Problemas em contratar profissionais

Se a sua cultura não for a melhor, isso rapidamente se espalhará por outros profissionais que não vão querer trabalhar para si. Isto é visto quando tenta contratar novos funcionários mas percebe que existe uma grande dificuldade de encontrar candidatos. Uma boa forma de calcular este ponto é possuir questionários regulares com questões como “recomendaria esta empresa a um amigo” ou “sente-se satisfeito em fazer parte da empresa”. Estes questionários, claro, devem ser anónimos e à base de cruzes, para que o funcionário não tema que a sua letra seja reconhecida.


Má comunicação entre a equipa

Se percebe que a sua equipa não comunica eficazmente entre si, isto pode ser sinal de más relações entre colegas. Tente compreender o que se passa, se existe um profissional que está a criar mau ambiente, se algo no escritório está a criar esta situação, ou outro.


Falta de paixão pela empresa

Quando a sua equipa mostra especial interesse na sua remuneração e não no cargo em si que executa, isto é um sinal claro de que algo se passa. Um profissional contente, ainda que se preocupe com a remuneração, vai sentir-se feliz por fazer parte da empresa, do seu crescimento, e do seu futuro. Se isto não acontece, é sinal de que está na altura de analisar muito bem o que se passa dentro do escritório.


Constante receio sobre o futuro

Ouve frequentemente a sua equipa discutir como será o futuro da sua empresa? Se ainda estarão a trabalhar para ela daí a alguns anos? Uma boa cultura semeia confiança na equipa, fazendo-a sentir-se segura.


Problemas financeiros ou uma má chefia colocam em causa a saúde da sua equipa, prejudicando a sua cultura. No final, isto pode culminar em maus resultados, em profissionais que saem na empresa após somente alguns meses ou anos de serviço, e num negócio que chega a um final prematuro quando isso poderia ter sido evitado. Analise a sua empresa e não tenha receio de descobrir os problemas que podem existir.


OUTROS ARTIGOS:

Entrevista de Emprego: As perguntas mais frequentes

Razões que levam os seus e-mails a não serem abertos e respondidos


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais