Sinais de que não está satisfeito com a sua carreira


Trabalhar e construir uma carreira não tem de ser sinónimo de infelicidade e nunca é tarde para mudar de rumo profissional, procurar algo que o realize pessoalmente sem que isso prejudique o seu equilíbrio financeiro. No entanto, curiosamente, muitos profissionais não percebem que o seu cargo atual não é bem aquilo que esperam, permanecendo num local que não os satisfaz pessoal ou profissionalmente. Saiba ver os sinais que lhe mostram que, se calhar, está na altura de procurar novos desafios.


Poucos resultados para muito trabalho

Trabalha o dia todo, até algumas horas extra, mas no final do dia sente que não completou nada. Se olhar para os resultados do seu esforço e não vir nada em comparação com os seus colegas, talvez isso signifique que não aprecia realmente o que está a fazer.


Nunca está satisfeito com o que faz

Se se encontra a falar constantemente do seu trabalho de modo negativo, ou se a sua família e amigos já se queixaram deste mesmo problema, isto significa que não se encontra satisfeito com o que faz. Claro que existem sempre momentos menos bons mas no geral deve conseguir ter uma visão positiva do cargo que tem.


Não use as suas capacidades

Imaginemos que o que mais gosta de fazer é venda ao público. Até consegue criar boas relações com os clientes, contudo, acaba por ficar preso num escritório a enviar e-mails ou a fazer outra tarefa longe daquilo de que gostaria de fazer. Mais tarde ou mais cedo irá sentir que as suas capacidades, os seus dons, ou o conhecimento que adquiriu pelos anos de estudo, não estão a ser devidamente usados, o que irá prejudicar o modo como olha a sua carreira. Fale com a chefia e tente perceber até que ponto pode mudar, ou candidatar-se, a um cargo que vá de encontro ao que pretende.


“Um dia vou sair daqui…”

Se pensa constantemente no dia da reforma ou no dia em que deixará a sua empresa, isto é um sinal claro de que não se encontra satisfeito com o que faz atualmente. Reflita sobre o que poderá estar a levá-lo nesse caminho e perceba de que modo pode realmente abandonar a sua empresa ou, quem sabe, descobrir como mudar aquilo que executa nela.


A longo prazo, a insatisfação com o rumo da sua carreira pode levar a problemas graves de saúde como a depressão e é preciso estar atento aos pequenos sinais que lhe vão indicar a necessidade de mudar de rumo profissional. Apesar de não ser fácil, existem formas de encontrar algo que se adeque mais às suas aptidões e interesses, e lembre-se, nunca é tarde para recomeçar.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos que o impedem de mudar de carreira

Startups que pode começar enquanto permanece no seu trabalho atual


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais