Startups que pode começar enquanto permanece no seu trabalho atual


Numa economia cada vez mais instável, começar a sua startup enquanto no seu trabalho full-time pode ser uma opção que lhe assegura meios financeiros mesmo se, em caso extremo, perder a sua fonte principal de rendimento repentinamente. Por outro lado, esta opção pode ser chamativa por sempre ter sonhado em abrir determinado negócio mas não possuir o investimento inicial necessário. E sim, muitos são os trabalhadores que iniciam as suas próprias empresas e, nalguns casos, o sucesso permite-lhes tornar isso no seu trabalho full-time. Mas quais as startups que pode abrir nestas condições?


Tutor online

A maioria da população já possui ligação à internet e, por isso, pode finalmente seguir uma profissão de tutoria ou professor através desta tecnologia. Reúna alguns alunos pelas redes sociais e use o Skype e o Youtube como ferramenta de ensino. Pode ainda abrir o seu próprio site com aulas vídeo, vendidas em packs de temas, por exemplo.


Blogger

Os anúncios e as parcerias com outros negócios são a forma como poderá transformar o seu hobby de escrever em rendimento. Dedique-se à escrita criativa, ao jornalismo e até mesmo à fotografia no seu tempo livre e explore esta atividade. Conforme crescer pode contactar outros negócios para escrever artigos sobre eles em troca de algum investimento, por exemplo.


Escritor de ebooks

De igual modo pode escrever finalmente aquele livro que sempre sonhou. Abra a sua imaginação ou relembre aquele tempo que gostaria de colocar em papel e venda o seu trabalho por meio dos vários sites de ebooks que existem atualmente.


Comentador em Podcasts

Uma alternativa popular à rádio, pode lançar o seu próprio podcast com o conteúdo que desejar - desde jornalismo, a comentário social ou críticas de cinema. A sua audiência irá crescer com o tempo e, eventualmente, poderá procurar patrocinadores e até convidar comentadores igualmente conhecidos para o seu programa.


Vendedor artesanal

Gosta de criar produtos artesanais? Abra o seu website ou use as redes sociais a seu favor e venda os seus produtos, construindo uma pequena startup que pode crescer com o sucesso dos produtos.


Fotógrafo

Adquira uma boa máquina fotográfica e explore esta sua paixão, vendendo as suas fotografias a websites, a instituições como a National Geographic, a jornais locais ou até em sites especializados em stock images.


Freelancer

Se nenhuma das opções acima se aplica a si, já pensou embarcar como freelancer? Seja como escritor, web designer, professor, ou qualquer outra atividade, o mundo do freelance pode ser a opção ideal para si, tendo ainda a vantagem de não o prender numa área e permitindo-lhe exercer várias funções.


Não se prenda no trabalho atual, especialmente se está longe daquilo que sonhou para o seu futuro. Não perca tempo e observe todas as possibilidades que se encontram disponíveis para si nesta era global e, claro, não esqueça que Portugal é somente um dos mercados em que poderá vingar.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Segredos que os jovens empreendedores devem conhecer desde o início

Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais