As startups estão a mudar o mundo empreendedor


Tradicionalmente o mundo do empreendedorismo resumia-se a longos escritórios com pequenos cubículos onde se encontrava toda a equipa. Hoje em dia, contudo, já não tem necessariamente de ser assim, especialmente devido ao facto das startups não terem muitas vezes condições para contratar membros com um excelente currículo mas que vivem longe, ou para alugar escritórios onde toda a equipa possa trabalhar. Por conseguinte, o mundo empresarial tem vindo a mudar devido a três fatores importantes.

1. Oferece liberdade à equipa
A não-existência de um escritório físico permite maior liberdade aos membros da equipa, agora sem um horário laboral das 9h às 17h. Os novos patrões escolhem pessoas em quem possam confiar e ter a certeza de que as suas tarefas serão executadas atempadamente, independentemente do horário laboral criado por cada membro. Este formato é perfeito para quem gosta de ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho - podendo agora escolher a que horas é mais produtivo - e é igualmente ideal para os novos pais que agoram podem facilmente conciliar o cuidar e acompanhar dos filhos com o trabalho.

2. Maior fluxo de ideias
Enquanto que tradicionalmente apenas um grupo seletivo de pessoas tinha acesso à “mesa redonda” de ideias, agora qualquer membro da equipa pode avançar com uma ideia ou opinião. Deste modo as empresas mostram-se cada vez mais produtivas, incentivando a originalidade e as ideias “out-of-the-box”.

3. Possibilidade de escolha
Considerando que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pode fazer parte de qualquer empresa, em qualquer parte do mundo, existe uma maior variedade de trabalhos e cargos a que nos podemos candidatar. Se não estamos felizes com um projeto, podemos procurar outro que se encaixe melhor nos nossos interesses. Isto aumenta não apenas o sentido de “realização pessoal” mas também a nossa produtividade e, consequentemente, a produtividade da empresa que representamos!

Com o aumento do número de startups, prevê-se uma revolução no mundo do empreendedorismo e cabe-nos a nós compreender de que modo isto nos oferece vantagens, e desvantagens.

ARTIGOS RELACIONADOS
Se trabalha a partir de casa descubra como combater a solidão
O mito dos Millennials pode prejudicar a sua empresa

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais