Está a Stock Art a matar o seu negócio?


O uso de stock art (de imagens que pertencem a bancos de imagens) parece, à primeira vista, a opção mais simples e barata de adquirir imagens com direitos de autor. Muitas destas imagens são cativantes e perfeitas para adornar o site, panfletos e até mesmo uma loja. Porém, a stock art esconde um segredo negro - ela pode estar a matar o seu negócio.

 

1. Retira personalidade à sua empresa

Felizmente ou infelizmente, a maioria das pessoas memoriza mais facilmente uma imagem do que um nome ou número. Este aspecto leva a que o consumidor, ou possível parceiro, se possa enganar e ligar o seu produto com outra empresa cujo logotipo e visual seja idêntico.

Uma boa marca deve procurar sempre ser o mais única, escolhendo um visual específico que comunique sobre um produto específico para um público-alvo específico - não se esqueça que as imagens de stock art são normalmente generalistas para que possam responder aos desejos de pessoas diferentes.

 

2. Concede-lhe má imagem

Se um cliente passar em duas empresas e vir imagens promocionais ou logotipos semelhantes, vai perder consideração para com ambas. Por um lado, a stock art oferece uma opção barata e simples mas, por outro, mesmo que não seja essa a intenção, aos olhos do cliente demonstra falta de profissionalismo e empenho. Ele terá de si uma má imagem e pode ser o suficiente para não o voltar a procurar.

 

3. Dificulta o processo de trademarking

Distribuídas com algumas regras adjacentes, incluindo nalguns casos a proibição da criação de um trademark sobre elas, as imagens de stock art são um pesadelo para quem deseja registar a sua empresa com uma imagem ou logotipo de stock.

O ideal passa por criar o seu próprio logotipo que fique sempre ligado ao seu negócio e o transporte para o sucesso. Todos conhecemos o logo da Coca-Cola e da McDonalds e isso acontece porque são únicos e carismáticos.

 

4. Esconde eventuais problemas legais

Em seguimento ao ponto anterior, algumas imagens de stock art possuem diversos inconvenientes. Um deles, para além de proibirem o trademark, é o de não permitirem que o seu usuário receba qualquer tipo de remuneração ligada à imagem. Por exemplo, se for apanhado a receber dinheiro quando a sua empresa ou o seu produto está ligado a uma destas imagens, isso pode valer-lhe um processo judicial nada agradável.

Para além disso, os problemas com a lei podem chegar mesmo que tenha seguido todos os passos apropriados. Imagine que um designer gráfico visita o seu site e descobre nele uma imagem criada por ele e que ele não vendeu a qualquer identidade nem colocou em nenhum banco de imagens. Mesmo que você obviamente não estivesse a par deste roubo, poderia sentir as consequências legais de usar uma imagem cujos direitos de autor foram violados, e estas consequência não são de todo baratas.

As leis que envolvem o direito de utilização e distribuição de imagens são muito rígidas atualmente e é preciso um cuidado redobrado quando se usam imagens de stock art que ninguém pode garantir ao certo serem livres para uso de quem pagar os seus direitos.

 

5. Pode arruinar o seu negócio

Imagine que a sua empresa partilha o mesmo logotipo que outra empresa. Um dia essa empresa envolve-se num escândalo - que um dos seus produtos foi prejudicial para os clientes, por exemplo. Por associação, isto seria a morte certa da sua empresa, mesmo que ela nem venda o produto em causa. Os seus clientes e parceiros perderiam a confiança que têm em si, tudo por causa de uma “inocente” imagem de art stock.

No final, lembre-se que quanto mais autêntico for (no site, nos cartões de negócio, na decoração da sua loja) melhor. A linguagem visual é muito importante e não deve ser deixada ao acaso. Invista. Contrate um designer gráfico, tire imagens da sua equipa e do seu negócio. Dê a cara e conquiste a confiança e a lealdade dos seus clientes.

 

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