Características que o tornam praticamente insubstituível


Ninguém é insubstituível e isso é importante ter em atenção em qualquer função. Por mais complexa que seja, o erro certo irá deixá-lo sem emprego e com uma mancha no seu currículo. Contudo, existem profissionais que são menos dispensáveis, quer pelo seu conhecimento, quer pela sua presença e contributo para a empresa. Se deseja tornar-se num profissional exemplar e importante para o meio em que trabalha, descubra como se tornar praticamente insubstituível.


Sinta-se livre para contribuir

Terminou o seu trabalho mas ainda tem tempo antes do final do dia? Fale com colegas e chefias para perceber como pode ocupar o resto do dia. Existem sempre tarefas que podem ser executadas e isso mostrará que está empenhado em ajudar a empresa mesmo quando o seu próprio trabalho, a sua obrigação, está concluída.


Boa comunicação

Dizer sempre “sim” ou “não” pode parecer ideal, mostrando que faz o que lhe pedem e que é direto nas respostas. Contudo, isto mostra uma falta de capacidade de comunicação. Comente os pedidos que lhe fazem e não tenha receio de dar a sua opinião sobre como algo deve ser executado se acredita que a sua ideia será benéfica.


Mantenha-se um passo à frente

Nunca se atrase, não falhe excepto quando não existe alternativa, ajude os colegas, chegue-se à frente quando é necessário um novo responsável, partilhe as suas ideias para um novo projeto, sempre que se depara com um problema comece imediatamente a trabalhar numa solução em vez de se prender no problema. Tudo isto mostra o seu empenho, não esperando somente por trabalho para fazer mas mantendo-se disponível para fazer um pouco de tudo.


Trabalhar em grupo

Mantenha uma atitude positiva, não critique negativamente colegas pelas costas, ajude sempre que possível, apoie quem tem mais dificuldade. Prove que não é apenas um membro da empresa mas que acredita no seu potencial e gostaria de ser um dos responsáveis pelo seu crescimento.


Despedir um mau funcionário ou um funcionário mediano pode não ser fácil mas mais difícil é dizer adeus a um profissional exemplar que se dedica de corpo e alma à empresa. Se gostaria de subir na hierarquia da sua empresa, procure tornar-se insubstituível.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para brilhar na sua entrevista de emprego pelo telefone

Como conseguir um bom mentor


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais