Torne-se um artista empreendedor


Se é artista e gostaria de embarcar num projeto empreendedor existem na sua área algumas opções que lhe poderão interessar, viáveis até se desejar seguir a sua carreira como nómada digital. Deixe o estigma de que os artistas não conseguem alcançar sucesso e cumpra os seus sonhos.


Professor

Numa era em que quase todos têm acesso à internet, pode tentar reentrar para o mundo da aprendizagem ao tornar-se professor ou tutor de arte. Softwares como o Skype permitem-lhe fazer videochamadas e sites como o Youtube podem ser úteis para pequenos vídeos tutoriais e criação de material extra.


Tatuador

Os grandes tatuadores são igualmente grandes artistas e se a sua paixão é desenhar esta pode ser uma boa ideia de startup a experimentar. Com o fim de tabus contra os indivíduos tatuados, esta profissão irá permitir-lhe partilhar a sua arte e conhecer pessoas com interesses comuns aos seus, afinal, a maioria das pessoas nunca se fica somente por uma tatuagem.


Maquilhador

Comece pelos seus amigos e família e rapidamente conseguirá novos clientes. Partilhe o seu trabalho nas redes sociais e monte o seu pequeno salão. Em alternativa, se viver numa grande cidade pode compensar deslocar-se até à casa dos seus clientes, especialmente numa fase inicial.


Designer Gráfico

Monte o seu escritório a partir de casa e torne-se num designer gráfico, oferecendo o seu trabalho a revistas, websites, e outras empresas que precisem deste tipo de serviço. Claro, não se esqueça de adquirir um bom computador que aguente o ritmo de trabalho.


Designer de videojogos

Pode não parecer mas esta é uma área em expansão. Muitas são as pequenas empresas que começam a apostar nos seus próprios títulos independentes, especialmente de realidade virtual, e é nesta área que pode encontrar a sua oportunidade.


Não se deixe levar pela ideia de que um artista não conseguirá vingar e explore as opções que um mundo cada vez mais ligado que oferece. Não se esqueça que alguns destes projetos podem ser levados até outros países, dando-lhe toda a liberdade que deseja para criar.


ARTIGOS RELACIONADOS:

A sua assinatura é mais do que um cumprimento

Melhore a sua segurança sem recorrer às perigosas passwords


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais