Transmita segurança e poder enquanto líder


As primeiras impressões são extremamente importantes na vida de qualquer empreendedor mas, principalmente, para aqueles que ocupam um lugar de liderança e que podem usar uma boa primeira impressão como caminho para um futuro cliente ou parceiro. Por isso, trazemos-lhe alguns truques para quando tem de se apresentar a uma pessoa ou a um grupo, enquanto o líder da sua empresa ou da sua equipa.


Seja amigável

Quando se apresentar, mostre-se o mais amigável possível: sorria, cumprimente a outra parte, faça contato visual, e revele confiança. Presença é tudo.


Evite parecer desanimado

Nem todos serão dias bons. O stress acumulado e os novos projetos irão certamente retirar-lhe toda a energia mas é fundamental que não deixe isso transparecer quando se encontra com outras pessoas pela primeira vez. Tente ao máximo parecer animado com o seu trabalho e com os novos projetos da sua empresa. Isso irá encorajar outros profissionais a interessarem-se pelo seu negócio.


Vista-se a rigor

Quer seja para um evento, almoço de negócios ou reunião, deve sempre ter atenção ao tipo de vestimenta que é mais adequada para o grupo de pessoas que vai conhecer. É verdade que o fato é a melhor opção, mas se o grupo se preparar para uma ocasião menos formal, largar a gravata pode ser o detalhe que fará a diferença.


Fale calmamente

É comum respondermos à outra pessoa assim que esta termina de falar mas um líder deve mostrar alguma calma. Dê uma breve pausa, pense no que irá dizer a seguir, e mostre que está realmente a refletir sobre a conversa que está a decorrer. Transmita respeito e faça a outra parte sentir-se importante aos seus olhos, ao mesmo tempo que demonstra interesse na conversa em si - ao falar imediatamente dará a sensação de que se quer despachar e de que a conversa não é realmente importante.


De forma semelhante, evite gritar ou falar demasiado baixo. Dê preferência a um tom mais calmo, mesmo que a outra parte comece a falar em voz alta. Se entrar numa discussão, não perca esta calma, pois ela irá oferecer-lhe assertividade e convencer rapidamente o outro de que a sua opinião sobre determinado assunto pode ser diferente mas igualmente acertada.


Ao tomar uma posição de liderança pode ter acesso a novas regalias, contudo, é importante não se esquecer que os seus deveres e a importância da sua presença aumentam. Mostre uma personalidade simpática, humilde e confiante, e verá que as suas relações profissionais irão melhorar.


OUTROS ARTIGOS:

Erros que deve evitar enquanto Freelancer

Transforme o seu restaurante num espaço de coworking


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais