As vantagens de trabalhar a partir de casa


Algumas empresas mais tradicionais começam a permitir à sua equipa trabalhar remotamente, especialmente devido aos elevados custos de ter um escritório físico, e elas são acompanhadas com as empresas mais novas que percebem desde o início os vários benefícios de poderem contratar profissionais de qualquer parte do mundo. Contudo, as vantagens não são somente para as chefias mas igualmente para toda a restante equipa.


Mais tempo de férias

Enquanto que num trabalho tradicional, o tempo de férias está normalmente limitado a um mês, o trabalho remoto permite-lhe usufruir de um maior tempo de férias pois poderá executar a maioria das funções a partir de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet. Isto é especialmente positivo para quem é workaholic e não consegue estar afastado do trabalho durante muito tempo mas ainda assim gosta de viajar.


Um horário à sua medida

Não é nada produtivo de manhã e consegue os melhores resultados somente durante o período da noite? Um trabalho das 9h às 8h pode não permitir que tire o maior proveito da sua criatividade mas trabalhar em casa torna possível criar o seu próprio horário. Mesmo que tenha de o adaptar às suas necessidades e ao horário de trabalho da restante equipa, a sua produtividade será sempre maior do que num escritório.


Menos distrações

Para além de poder trabalhar num ambiente descontraído e feito para o seu gosto, a sua casa tem normalmente menos distrações que um escritório. Se um colega precisa falar consigo, ele não entrará no escritório bloqueando de imediato o seu pensamento, ele deixará uma mensagem que será respondida na melhor altura. Existe também menos barulho, menos telefones a tocar, menos pessoas a falar entre elas, menos som de teclados ou folhas - pequenos ruídos e eventos que irão prejudicá-lo mesmo que inconscientemente.


Não perca dias de trabalho devido a consultas ou doença

Quando está com febre, tem uma consulta no médico, ou um compromisso maior que não pode alterar, acaba por faltar a um dia, levando-o a acumular trabalho e até a perder parte do salário. Ao trabalhar em casa pode facilmente ir à consulta e regressar ao trabalho. De forma semelhante, e mais uma vez especialmente para os workaholics, estar doente não é mais um impedimento pois pode aproveitar os momentos em que se sente melhor para realizar breves tarefas como responder a e-mails.


Equilíbrio entre trabalho e família

Ter uma relação familiar saudável e maior produtividade no trabalho nunca foi tão fácil. Jante com a família, passe tempo com os seus filhos ou amigos, sem deixar de dar o seu melhor em termos profissionais.


Se trabalha num escritório pode estar na altura de sugerir ao seu patrão um método de trabalho remoto e, se ainda procura pelo cargo ideal, tenha este como um elemento a analisar quando se candidata ou quando é convidado por uma empresa.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Se trabalha a partir de casa descubra como combater a solidão

Torne a sua casa no escritório perfeito


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais