Verdades que qualquer empreendedor deve saber


Por detrás do sonho de se ser um empreendedor de sucesso existem algumas verdades um pouco duras mas que todos devemos ter em conta quando avançamos para este tipo de carreira. Trabalhar arduamente e conviver constantemente com o medo de falhar são alguns dos elementos mais conhecidos mas existem outros a que deve ter atenção, de modo a se preparar ao máximo.


Nem tudo são rosas

Muitas vezes cria-se a ideia de que é impossível odiar aquilo que se ama fazer, contudo, isto não é verdade. O stress do dia a dia, o fim de uma parceria ou um cliente difícil irão fazer com que desgoste do que faz, mais tarde ou mais cedo. Este sentimento não é duradouro mas quando o sentir é importante perceber que é normal, e que a sua paixão irá regressar assim que os problemas mais graves estiverem resolvidos.


Trabalhar com amigos ou familiares não é fácil

O problema principal de trabalhar com aqueles que nos são próximos, é a dificuldade em ambas as partes perceberem que uma coisa é trabalho, outra são assuntos pessoais. Quando algo está a correr menos bem e é preciso alertar um amigo ou familiar de que o seu trabalho não está a ser o ideal, a conversa que deveria ser levada em tom profissional pode acabar por transbordar para a sua relação pessoal, causando mau ambiente quer em casa, quer no escritório.


Mudanças na vida pessoal

Reuniões e eventos serão o principal motivo porque terá de mudar a sua rotina, podendo causar alguns problemas se não lidar com a situação da melhor forma. O excesso de trabalho retira-lhe tempo para jantares em família ou outros eventos em que deveria estar presente, como o espectáculo de teatro dos seus filhos. É por isso preciso que aprenda a conciliar os dois mundos da melhor forma. Do mesmo modo que não pode faltar àquele almoço de negócios, procure um dia, por exemplo, em que a sua tarefa é aproveitar a sua vida pessoal.


Crescimento rápido não significa sucesso

A popularidade de um serviço ou produto pode servir de alavanca à sua marca, elevando-a rapidamente e dando a ilusão de que a sua empresa está finalmente no topo. Contudo, os “quinze minutos de fama” podem vir a ser a morte do seu negócio se não estiver com atenção ao modo como avança depois dessa vitória. Não se deixe iludir pelo lucro fácil e tente rapidamente perceber o que resultou e de que modo pode continuar com o mesmo ritmo, ou se terá de se preparar para que o lucro volte a diminuir.


Falar é fácil

Pensar em novos objetivos, produtos ou serviços é relativamente fácil, e é comum que empreendedores fiquem presos nesta armadilha de utopias. Tente evitar ao máximo falar de projetos que vai um dia fazer, em eventos por exemplo, e centre-se no que está a fazer no momento. Tem um novo projeto em mente? Deixe de lado o “vamos fazer” e partilhe com os que o rodeiam que passos está neste momento a dar para levar a sua visão a cabo.


Prepare-se para as dificuldades que estão à sua espera e saiba como contornar cada uma delas com antecedência. Transforme as derrotas de hoje nas vitórias de amanhã.


OUTROS ARTIGOS:

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)

Crie Stories no Instagram capazes de aumentar o engagement


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais