Verifique o rasto online dos seus candidatos


Num mundo cada vez mais digital é importante ter atenção não somente à sua presença física em eventos e outras ocasiões públicas como ao seu rasto online nas redes sociais. De igual modo, quando procura novos membros para a sua equipa, é fulcral que analise bem o seu rasto pois este pode vir a demonstrar muito sobre o profissional e sobre a imagem que a sua presença irá oferecer à empresa.


Existência de um perfil

Ainda que uma má presença online não seja desejada, deve optar por profissionais que possuam perfis nas redes sociais principais, pois estes demonstram que o candidato está a par das novas tendências e que tem uma plataforma onde promover a empresa.


Estude a sua personalidade

Os seus interesses e o modo de se comunicar são elementos importantes antes de decidir contratar. Quem sabe, o profissional pode ter deixado comentários impróprios sobre a sua última empresa e os seus ex-colegas, algo nada desejável. De igual forma, alguns modos de vida ou opiniões extremistas que possam vir a prejudicar a sua empresa serão normalmente denunciadas nos perfis.


Linguagem

Mesmo que um perfil de rede social seja para a pessoa relaxar e ter uma postura informal, é relativamente fácil de detectar um profissional com uma linguagem que se adapte à cultura da sua empresa.


Analise os candidatos em tudo o que puder e não leve as redes sociais de forma demasiado leve. As pessoas mentem, contudo, curiosamente deixam a verdade ser partilhada nas redes sociais, não percebendo que estas fazem igualmente parte do seu currículo.


OUTROS ARTIGOS:

Angel Investor: O que saber antes de começar

Natal: Aproveite a época para aumentar a presença da sua marca


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais