Acessibilidade

Estamos conscientes da importância crucial que hoje a comunicação tem para as pessoas e organizações, o que nos leva a encarar com elevada responsabilidade e sentido de exigência a necessidade de diariamente garantirmos a oferta dos nossos produtos e serviços a um conjunto cada vez mais vasto de pessoas.

Na NOS guiamos a nossa atividade por um objetivo claro de inclusão, de diversidade, de contributo para a aprendizagem e para o conhecimento da sociedade. Por isso, estamos empenhados em inovar e investir em tecnologias e iniciativas que mantenham o nosso desempenho nesta área uma referência.



Soluções para pessoas com incapacidades auditivas

Linha de apoio a clientes com deficiências auditivas: 12472

A NOS tem uma linha de apoio a clientes com deficiências auditivas (12472), acessível através de um sistema de vídeo intérprete. Através deste serviço, o cliente efetua uma videochamada e é atendido por um tradutor de linguagem gestual que entra em contacto com a linha de atendimento da NOS e traduz a informação do operador para linguagem gestual na videochamada.

App TV para legendas do teletexto

Em 2015 a NOS lançou a App TV Legendagem, uma solução inclusiva gratuita da NOS que permite o acesso às legendas em programas emitidos, em tempo real, através da sincronização com o serviço de teletexto dos canais. Ao aceder à App TV Legendagem o cliente tem indicação dos programas emitidos em tempo real que se encontram disponíveis naquele momento.

DVDs com legendagem em português e língua gestual

OS DVD’s distribuídos pela NOS incluem legendagem em português e língua gestual.



Soluções para pessoas com incapacidades visuais

Fatura em braille

A NOS disponibiliza no serviço Universal a fatura em braille para pessoas com deficiência visual.

Filmes com audiodescrição no Videoclube

A NOS foi também pioneira em Portugal ao disponibilizar filmes com audiodescrição no seu Videoclube. Para além dos diálogos, os mais de 30 filmes incluídos nesta seleção, contêm uma locução que descreve cada cena em termos de cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens, entre outras informações relevantes, permitindo que as pessoas com deficiência visual tenham uma experiência mais rica e completa ao assistirem ao filme. Saiba mais aqui

DVDs com audiodescrição

O serviço de audiodescrição em português está presente nos DVD’s que a NOS distribui. No âmbito deste serviço o DVD “Nascimento de Cristo” foi o primeiro filme de imagem real a ser editado em Portugal com condições de acessibilidade e igualdade para todos.



A NOS disponibiliza também gratuitamente as seguintes ofertas no âmbito do serviço universal:


  • equipamento amplificador de microtelefone que consiste num amplificador aplicável a qualquer equipamento terminal, de forma a aumentar o volume de som no auscultador, até 10 vezes para pessoas com deficiências auditivas;
  • aviso luminoso de chamadas, que consiste num dispositivo que ativa um sinal visual quando o equipamento terminal recebe uma chamada;
  • linha com destino fixo, que permita o estabelecimento automático de chamadas para um determinado destino definido pelo cliente, sempre que ao ser premida a tecla de estabelecimento de chamadas ou levantado o auscultador, não seja marcado nenhum número no período de 10 segundos.
  • Estas ofertas são disponibilizadas a todos os utilizadores finais que sejam portadores da Certidão Multiuso emitida nos termos do Decreto-Lei n.º 174/97 de 19 de julho, que altera o Decreto-Lei n.º 202/96, de 23 de outubro, cartão de sócio efetivo da associação de deficientes na qual estão inscritos ou de declaração médica atestando tratar-se de pessoa em situação de risco com necessidades especiais devido à idade, à incapacidade física ou incapacidade mental.

Mais informações sobre o serviço universal aqui.