Política de Sustentabilidade

Acreditamos que a utilização das tecnologias de informação e comunicação são um instrumento crucial para a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em conjunto com os nossos colaboradores, clientes, acionistas, investidores, fornecedores, parceiros, entidades governamentais e reguladoras, indústria organizações do terceiro setor e sociedade em geral, queremos explorar novas oportunidades e, assim, contribuir para construir um futuro melhor para a comunidade global.



A nossa ambição é promover a prosperidade e criar mudança social, ambiental e económica, atingir a otimização dos processos e melhorar as capacidades das pessoas e das organizações. Como tal, definimos um conjunto de intenções e princípios contemplados na Política de Sustentabilidade.

Manual de Sustentabilidade

Requisitos Sustentabilidade Fornecedores e Parceiros


Certificações

A NOS SGPS S.A., através da NOS Comunicações S.A., NOS Inovação S.A., NOS Sistemas S.A., NOS Technology S.A. e NOS Towering S.A., encontra-se certificada no âmbito da qualidade e ambiente pelas normas ISO 9001 e ISO 14001. Adicionalmente, a NOS Comunicações S.A. no âmbito do Desenvolvimento, Comercialização e Gestão do Serviço ao Cliente de Produtos e Serviços Corporate é certificada, na componente de segurança e saúde no trabalho, pela norma OHSAS 18001.

Segurança de Informação e Continuidade de Negócio

A NOS adota as melhores práticas de gestão dos riscos associados à segurança e continuidade, tendo vindo a desenvolver, desde a década de 2000, os seus programas de Gestão da Segurança da Informação (ISM - Information Security Management) e de Gestão da Continuidade de Negócio (BCM - Business Continuity Management).

A Política de Segurança da NOS define os Princípios de Segurança da Informação que deverão ser seguidos pelos colaboradores e prestadores de serviço da NOS, bem como define os níveis e os domínios de segurança e os respetivos objetivos de controlo. A Política, que visa a proteção da informação e ativos, baseia-se voluntariamente na adaptação de standards internacionais recomendados, tais como a norma ISO 27001 e as Technical Guidelines for Security Measures da ENISA - European Network and Information Security Agency.
Consulte a Política Geral de Segurança da Informação NOS.

A NOS está também empenhada em garantir o direito fundamental dos indivíduos à Privacidade, em especial a proteção dos dados pessoais dos seus Clientes.
Consulte a Política de Privacidade NOS.

A NOS possui processos específicos para garantir a Continuidade das operações críticas e dos serviços de comunicações prestados aos seus Clientes, incluindo também Planos de Gestão de Crise para cenários de falhas técnico-operacionais ou outros com impacto nos Clientes e na reputação da marca.

A no​​​​ssa organizaçã​o foi a primeira em Portugal a obter, desde 2006, a certificação na norma ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação (Information Security Management System - ISMS).

O âmbito atual da certificação compreende os processos "Gerir Clientes" e "Faturar e Cobrar" relativos aos clientes do serviço fixo e móvel da NOS, nos segmentos de mercado: Residencial, Pessoal, Empresarial (com principal enfoque nos clientes Corporate) e Wholesale.

Note-se ainda que a norma ISO27001 contempla um domínio dedicado ao BCM e que existem objetivos de controlo da NOS que determinam a definição de BCPs (Business Continuity Plans) para os processos de negócio âmbito da certificação.

Consultar o Certificado ISO27001



Gestão de Serviços de Telecomunicações e ICT

A NOS avalia continuamente o seu desempenho ao nível da gestão de informação e do serviço com o objetivo de consolidar a relação de confiança com os seus clientes, atestando e legitimando a qualidade das suas infraestruturas, soluções e implementações.

Assumindo a certificação ISO 20000 como um requisito fundamental e prioritário, que assegura e comprova os níveis de exigência que a empresa assume junto dos seus clientes, a NOS vê nesta certificação um fator distintivo no setor, também reflexo de um posicionamento que procura contribuir para a melhoria contínua da excelência dos seus serviços e, por conseguinte, da satisfação dos seus clientes.

Com a obtenção da ISO 20000, a NOS é reconhecida, ao mais alto nível, pela qualidade da gestão de serviço no segmento Corporate e na oferta de Telco e TI.

A certificação ISO 20000 ve​​m reforçar os níveis de excelência e a qualidade dos serviços de gestão da NOS na área das Tecnologias de Informação (TI), de acordo com os padrões internacionais de gestão de negócio, assegurando também a implementação das melhores práticas ao nível global.

Criada pela International Organization for Standardization (ISO), esta é uma norma internacional que comprova que o sistema de gestão de serviços de TI foi certificado de acordo com as melhores práticas e os mais altos níveis de qualidade e exigência. Da mesma forma, garante que os processos estão alinhados com as necessidades da empresa e dos clientes, e de acordo com as melhores práticas internacionais.

Consultar o Certificado ISO20000