Política de Sustentabilidade

Acreditamos que a utilização das tecnologias de informação e comunicação são um instrumento crucial para a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em conjunto com os nossos colaboradores, clientes, acionistas, investidores, fornecedores, parceiros, entidades governamentais e reguladoras, indústria organizações do terceiro setor e sociedade em geral, queremos explorar novas oportunidades e, assim, contribuir para construir um futuro melhor para a comunidade global.

A nossa ambição é promover a prosperidade e criar mudança social, ambiental e económica, atingir a otimização dos processos e melhorar as capacidades das pessoas e das organizações. Como tal, definimos um conjunto de intenções e princípios contemplados na Política de Sustentabilidade.

Certificações

A NOS SGPS certificou-se em outubro de 2014 através da NOS Comunicações S.A., Be Artis S.A. e Be Towering S.A. no âmbito da qualidade – ISO 9001 e do ambiente – ISO 14001.

Consulte o Certificado da Qualidade.



Consultar

Consulte o Certificado do Ambiente.



Consultar

Segurança de Informação e Continuidade de Negócio

A NOS adota as melhores práticas de gestão dos riscos associados à segurança e continuidade, tendo vindo a desenvolver, desde a década de 2000, os seus programas de Gestão da Segurança da Informação (ISM - Information Security Management) e de Gestão da Continuidade de Negócio (BCM - Business Continuity Management).

A Política de Segurança da NOS define os Princípios de Segurança da Informação que deverão ser seguidos pelos colaboradores e prestadores de serviço da NOS, bem como define os níveis e os domínios de segurança e os respetivos objetivos de controlo. A Política, que visa a proteção da informação e ativos, baseia-se voluntariamente na adaptação de standards internacionais recomendados, tais como a norma ISO 27001 e as Technical Guidelines for Security Measures da ENISA - European Network and Information Security Agency.
Consulte a Política Geral de Segurança da Informação NOS.

A NOS está também empenhada em garantir o direito fundamental dos indivíduos à Privacidade, em especial a proteção dos dados pessoais dos seus Clientes.
Consulte a Política de Privacidade NOS.

A NOS possui processos específicos para garantir a Continuidade das operações críticas e dos serviços de comunicações prestados aos seus Clientes, incluindo também Planos de Gestão de Crise para cenários de falhas técnico-operacionais ou outros com impacto nos Clientes e na reputação da marca.

Certificação em Segurança da Informação

A nossa organizaçã​o foi a primeira em Portugal a obter, desde 2006, a certificação na norma ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação (Information Security Management System - ISMS).

O âmbito atual da certificação compreende os sistemas de informação que suportam os processos de negócio "Gerir Clientes" e "Faturar e Cobrar" relativos aos Clientes do serviço fixo de comunicações da NOS.

Note-se ainda que a norma ISO27001 contempla um domínio dedicado ao BCM e que existem objetivos de controlo da NOS que determinam a definição de BCPs (Business Continuity Plans) para os processos de negócio âmbito da certificação.

Consultar o Certificado ISO27001
​​​​​​​​​​​​​​​​