Não é apenas um dia, a Black Friday é o ponto alto da Peak Season, época de vendas que vai até depois do Natal. A Google explica como deve preparar o seu negócio.
Já ouviu falar da Fake Friday? Não, não é uma brincadeira, é mesmo um fenómeno de consumo recente que pode dar um reforço ao seu negócio muito antes da Black Friday. Na prática, as pessoas começam a fazer pesquisas e a estar atentas aos produtos que pretendem adquirir várias semanas antes da famosa sexta-feira de novembro - este ano assinalada a 25. E curiosamente fazem isso mais à sexta-feira, daí o nome Fake Friday. Com a promoção ou incentivo certos, essa pesquisa transforma-se também numa compra antecipada. Essa é uma das estratégias que a Google apresenta para a Peak Season.
A Black Friday é o momento alto da Peak Season, a época de vendas que continua até depois do Natal. Mas nos últimos anos surgiram novos momentos em que os consumidores estão atentos a produtos ou marcas, como o Halloween, o Singles Day (dia dos solteiros, 11 de novembro) ou a Cyber Monday. Todos estes períodos podem ser aproveitados por um negócio para aumentar as vendas e até para libertar alguma pressão da Black Friday.
Viagens, roupa e beleza são o alvo
Segundo o relatório da Google para a Peak Season de 2022, que tem por base a evolução dos últimos anos, é no Turismo - seja viagens ou alojamento -; na Roupa e Acessórios; e nos Produtos de Beleza que mais reside o aumento das pesquisas. Isso não quer dizer que a tecnologia ou os eletrodomésticos não sejam também um alvo, mas revela os outros interesses dos consumidores a que os negócios e sites de vendas devem estar atentos.
Como se comportam os consumidores em 2022?
Tendo em conta a conjuntura nacional e internacional, espera-se que os consumidores estejam mais focados no preço e nas oportunidades de poupança, demorando mais tempo a escolher e comprar. O estudo Peak Season 2022 da Google antecipa que 40% das pessoas vão esperar por promoções; 30% não farão compras por impulso; 25% vão controlar o gasto global; e 23% querem planear compras com antecedência.
Dicas para o sucesso na Peak Season
Planear bem
Com a época de vendas a estender-se por várias semanas, é essencial definir uma estratégia promocional diversificada no tempo, alinhada com os diferentes momentos de procura (Singles Day, Black Friday, Cyber Monday, Natal).
Envios rápidos e trocas
O preço de um produto é um fator importante para os consumidores, mas o facto de ter um envio barato ou grátis, e a facilidade nas devoluções e trocas, também pesam na decisão. 29% das pessoas questionadas pela Google destacam as entregas gratuitas como motivo de compra.
Boa experiência no site
Qualquer pessoa pode comprar online se sentir que é fácil e rápido chegar ao que procura. A velocidade de uma página; a visibilidade direta das promoções; a possibilidade de comprar sem fazer registo; e a informação atualizada sobre stocks, ou alternativas em caso de artigos esgotados, ajudam a uma boa experiência de consumo online.
A sua infraestrutura está pronta para a Peak Season?
Na base do sucesso da época de vendas estão os produtos, as promoções, as equipas, mas também a infraestrutura tecnológica que suporta a operação digital. A Google lembra que as soluções de e-commerce podem ter solicitações de pico 5 vezes maiores do que a média durante a Peak Season, que resultam principalmente num aumento exponencial de tráfego, muito mais rápido a crescer do que depois a voltar aos níveis normais. Uma das soluções, segundo a Google, é apostar em metodologias de Reliability Engineering, que se baseiam em métricas de serviço para garantir o equilíbrio entre a boa experiência dos utilizadores e a estabilidade do sistema informático.
Consulte o relatório completo da Google sobre a Peak Season 2022 e veja aqui algumas das principais soluções da NOS para ajudar a rentabilizar o seu negócio online.