Hoje, mais do que nunca,
Temos vontade de futuro.
Vamos fazer pela primeira vez.
Tudo o que ninguém fez.
Faz o que ninguém fez 5G

Hoje, mais do que nunca

Temos vontade de futuro

Vamos fazer pela primeira vez

Tudo o que ninguém fez

Faz o que ninguém fez

Descubra o poder do 5G

O 5G é uma página em branco e vai poder escrevê-la. Chegou o momento de fazer tudo pela primeira vez.

Faça à velocidade do pensamento e do sentimento

Faça à velocidade do pensamento e do sentimento

Acabe com a distância entre o pensar e o fazer

Acabe com a distância entre o pensar e o fazer

Viva sempre ligado a tudo e a todos

Viva sempre ligado a tudo e a todos

Ligue-se com mais ciência e mais inteligência

Ligue-se com mais ciência e mais inteligência

Transformação 5G nos negócios

O 5G vai aproximar empresas e clientes, facilitar o trabalho e os negócios. Com a NOS, é uma oportunidade para Portugal se desenvolver numa era verdadeiramente digital.

01 de 05

  • 5G na Saúde

    Com o 5G, não há distância para os cuidados médicos. Hospitais, ambulâncias, equipamentos e todos os profissionais podem estar sempre conectados com eficiência.

  • 5G na Indústria

    Com a NOS, as inovações digitais do 5G vão alterar profundamente fábricas e empresas de todos os setores. É a Indústria 4.0, com ciência e inteligência.

  • 5G nas Cidades

    A mobilidade urbana altera-se radicalmente com o 5G. Pela eficiência da rede, serviços públicos e empresas ganham tempo, reduzem custos e melhoram o ambiente.

  • 5G no Retalho

    Lojas e supermercados vão muito além das vendas tradicionais. O 5G traz experiências de compra virtuais, prateleiras inteligentes e pagamentos totalmente automáticos.

  • 5G na Logística

    O 5G vai revolucionar os armazéns e a distribuição. Com automação e controlo total de produtos, as encomendas chegam sempre sem falhas e a tempo e horas.

    Insights

    • 5G: a rede das redes

      5G: a rede das redes

      5G: a rede das redes

      5G é a disrupção que se vai sentir desde o primeiro dia.

    • Perceber o 5G em apenas quatro palavras

      O que é uma cidade inteligente?

      Perceber o 5G em apenas quatro palavras

      Saiba em que consiste esta nova tecnologia móvel e o que a destaca das anteriores.

    Prepare-se para viver o que ninguém viveu

    Smartphones e equipamentos 5G

    Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

    Samsung Galaxy S21 Ultra 5G

    128GB

    A pronto

    1.099,99

    Xiaomi Redmi Note 9T 5G
    iPhone 12 Mini 5G
    Samsung Galaxy A32 5G
    OPPO Reno4 Z 5G
    Samsung Galaxy S20 FE 5G
    Samsung Galaxy Tab S7+
    Hotspot 5G

    Fazer o futuro

    O 5G vai aproximar-nos, tornar a vida mais fácil e fazer do sonho realidade. Com a NOS, é uma nova página que vai mudar o mundo.

    01 de 05

    • 5G nas Cidades

      O futuro está nas Smart Cities. Do trânsito à iluminação, dos veículos autónomos à resposta a emergências, o 5G vai ligar tudo e todos com eficiência.

    • 5G na Saúde

      Com dados em tempo real e decisões tomadas em segundos, mesmo à distância, mais vidas podem ser salvas. Ganhamos todos com o 5G.

    • 5G no Trabalho

      Vamos trabalhar com velocidade e segurança, em qualquer lado, sem interrupções. 5G representa mais tempo para nós e para tudo o que queremos.

    • 5G na Educação

      Sem os limites da sala de aulas e com soluções inovadoras de realidade virtual e aumentada, o 5G traz novas formas de aprender e de ensinar a todos.

    • 5G no Entretenimento

      Graças ao 5G, ver concertos dos melhores festivais, jogar com os amigos ou visitar museus e cidades nunca mais será igual, mesmo no sofá.

      Perguntas frequentes sobre 5G

      O que é o 5G?

      A 5ª Geração de Comunicações Móveis, vulgarmente designada por 5G, é o grande salto evolutivo face às redes 4G. Proporciona uma experiência muito melhor de utilização em termos de:

      Velocidade - Até 100 vezes superior ao 4G,
      Menor latência - Tempos de resposta que, logo numa primeira fase, podem ser metade do 4G
      Maior densidade - Número de equipamentos conectados chega a um milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas)

      Como funciona o 5G?

      Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.

      Como é que a latência do 5G se compara com a do 4G?

      O 5G permite maiores velocidades e volumes massivos de dados para vários utilizadores em simultâneo. Mesmo em áreas de elevada densidade como aeroportos, estádios ou zonas urbanas, os utilizadores conseguem velocidades ultrarrápidas e tempos de resposta mais baixos. Por outro lado, o 5G vai ser também um forte impulsionador da Internet das Coisas (IoT), possibilitando que dispositivos inteligentes se ligem entre si e à internet.

      As redes 5G suportam até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade atual. Principalmente graças à tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT), disponível numa 2ª fase das redes 5G. A capacidade da rede NB-IoT ainda está muito longe de ficar esgotada.

      Como se comparam o 5G e o 4G na experiência do utilizador?

      Numa primeira fase, com serviços do tipo evolved mobile broadband, o utilizador tem acesso a velocidades acima de 1 gigabit por segundo (Gbps) - assumindo uma rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda. Associadas a uma latência inferior ao 4G, estas velocidades proporcionam uma experiência 'instantânea', suportando vídeos 4K num smartphone sem perdas, ou gaming similar às redes fixas.

      Em ambientes ou aplicações empresariais, a velocidade e latência vão aumentar a capacidade produtiva e permitir maior mobilidade de equipas, garantindo acesso à cloud e a servidores ou aplicações internas em todo o lado, também como na rede fixa.

      O 5G é importante porquê?

      O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conetar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.

      Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.

      O que é uma Smart City e o que muda na comunidade?

      A rede 5G traz inúmeras oportunidades para inovar a forma como vivemos, aprendemos, trabalhamos e consumimos entretenimento. No caso das Smart Cities (cidades inteligentes), o 5G permite otimizar e gerir de forma mais eficiente e sustentável os recursos, melhorando a vida dos cidadãos.

      Estacionamento inteligente, gestão de frotas, visitas guiadas, preservação de arte, eficiência da iluminação pública, gestão de contadores de água, rega inteligente, mapas de ruído, poluição atmosférica e radiação ultravioleta são algumas áreas em que a NOS tem desenvolvido soluções inovadoras, que ainda podem melhorar com o 5G.

      De que forma o 5G contribui para uma sociedade mais sustentável?

      Segundo o Fórum Económico Mundial, tecnologias como o 5G e a IoT podem ajudar a reduzir as emissões globais 15% até 2030, o que é crítico para o combate às alterações climáticas. Com o 5G, a NOS abre o caminho para um quotidiano mais simples, instantâneo e imersivo em Portugal, com impactos a nível social e ambiental, desde o trânsito à iluminação, do abastecimento de água à resposta a emergências, da segurança à gestão de resíduos.

      A rede 5G surge como um motor de transformação para novas tecnologias e modelos de negócios. Permite acelerar a evolução tecnológica com efeito positivo nas pessoas, na qualidade de vida, na sociedade, no mundo. Espera-se que este conjunto de transformações dê origem a uma sociedade capaz de viver de forma mais plena, equilibrada e sustentável.

      As antenas 5G são seguras para a saúde?

      Todos os equipamentos utilizados estão de acordo com as normas de segurança definidas pelos fabricantes e pela União Europeia. A exposição diária às radiofrequências emitidas pelas small cells 5G é equivalente à de produtos como intercomunicadores de bebé, routers Wi-Fi ou equipamentos Bluetooth.

      Até que ponto estão estudadas as implicações para a saúde?

      As recomendações atuais do ICNIRP (International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection) estão sustentadas até 10 GHz, pelo que as implementações de 5G nas faixas dos 700MHz e 3.5GHz estão incluídas. No entanto, trata-se de um tema que continua a ser acompanhado e a NOS vai implementar todas as recomendações da indústria que surjam.

      A NOS, em conjunto com os outros operadores, participa num grupo de trabalho com o INESC-INOV/IST, um projeto que estuda em profundidade a temática das radiações e da segurança (Projeto FAQtos: www.faqtos.pt). O FAQtos disponibiliza informação relevante sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis, pretendendo esclarecer população e entidades públicas e privadas sobre o tema.

      Que serviços 5G estarão disponíveis numa primeira fase?

      A disponibilização da tecnologia 5G depende da atribuição do respetivo Direito de Uso de Frequências pela ANACOM. Neste momento todo o ecossistema 5G (rede, terminais) apenas está preparado para o serviço de internet (eMBB - enhanced Mobile BroadBand).

      A disponibilização da tecnologia 5G depende da atribuição do respetivo Direito de Uso de Frequências pela ANACOM.