CEiiA


NOS juntou-se ao projeto de Matosinhos como primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, numa parceria com a CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento e a Câmara Municipal de Matosinhos.

Com esta parceria, a NOS deu o primeiro passo para que Matosinhos teste soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G. “WeShare by AYR” é o nome do primeiro piloto a ser testado no CEiiA, através dos seus colaboradores, que visa a adoção de opções de mobilidade sustentáveis (redução de emissões de CO2) com elevado impacto ambiental e social.



5G Mobix


NOS integra, com a Nokia, o consórcio europeu que vai construir um corredor rodoviário para camiões autónomos entre as cidades Porto e Vigo. Assente na tecnologia 5G este projeto, tem como objetivo impulsionar a condução autónoma na europa, através da tecnologia 5G.

Coordenado pelo ERTICO – ITS Europe, o projeto 5G-MOBIX reúne diversos parceiros portugueses: NOS Comunicações, Brisa, Instituto de Mobilidade, Instituto de Telecomunicações, Siemens, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Centro de Computação Gráfica, Norte Litoral Concessionaria - AENL SA e Transportes, Inovação e Sistemas, SA.

Para mais informação, consulte: https://www.5g-mobix.com/