Mudar para a NOS não significa qu​e tenha que mudar de número de telemóvel e perder os seus contactos. Pode passar a ser nosso cliente mantendo o número que usava com outro operador. Apenas tem que seguir os passos indicados, preencher o formulário abaixo e nós tratamos disso por si.


Múltiplos Números Número Móvel

Perguntas frequentes sobre a Portabilidade

O que é a Portabilidade?

Mudar para a NOS não significa que tenha que mudar de número de telemóvel e perder os seus contactos. Pode passar a ser nosso cliente mantendo o número que usava com outro operador. Tratamos disso por si, sem custos n​em complicações. ​​Aconselhamos que a portabilidade seja efetuada com o cartão SIM em Portugal, de forma a que se possa logo registar na rede e testar o funcionamento em pleno.

Como posso pedir a portabilidade?

Envie o formulário preenchido em cima, devidamente assinado juntamente com a cópia do documento de identificação do(s) signatário(s) e o comprovativo dos poderes (caso aplicável), para o interlocutor da sua empresa.

O que é o CVP (Código de Validação da Portabilidade)?

O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade
Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretenda portar o seu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

Como obter o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO) podem ser consultados através dos canais definidos pelo seu atual operador:
Na sua fatura
Na sua Área de Cliente
Pedido por SMS
IVR do seu atual Operador
Linha de Apoio do seu atual Operador

Pedido por SMS
MEO 16200 (texto SMS: “CVP“)
Vodafone 12815 (texto SMS: “CVP“)
NOWO 928 190 785 (texto SMS: “CVP" ou “cvp")
ONI n.d.

Na consulta por IVR do seu atual Operador (Opção automática – não assistida)
MEO - 800 962 029 (opção 1)
Vodafone - 12 715
NOWO - 16800 (opção 2, produtos e serviços, e depois escolher a opção respetiva)
ONI – 16500

Através da Linha de Apoio ao Cliente do seu atual Operador (Opção assistida com gestor de contacto)
MEO - 16200
Vodafone - 16914 – Linha de Apoio Empresas
NOWO - n.d.
ONI - n.d.

Que números podem ser portados?

Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx)
Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx)
Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx)
Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).

Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

Durante o período em que ocorre a portabilidade do(s) número(s) e a necessária mudança de rede, pode ficar impossibilitado de utilizar o serviço por um período máximo de três horas (período designado no Regulamento da Portabilidade por janela de portabilidade).

Como tomo conhecimento sobre a data em que ocorrerá a portabilidade do meu número?

Após a confirmação do seu pedido, irá receber um SMS, com indicação do dia e janela de portabilidade onde ocorrerá a alteração.
Nota: a janela de portabilidade é o período de 3h consecutivas no qual o número será ativado para a NOS e desativado no operador de origem.

Quais as datas / Janela de Portabilidade?

Período de 3 horas durante o qual é concretizada a Portabilidade. As janelas são:
08h00 – 11h00
12h00 – 15h00
16h00 – 19h00

Qual o período que ainda posso desistir da portabilidade?

Período de 6 horas que antecedem o período de Janela de Portabilidade em que já não poderá desistir do processo de Portabilidade.

Qual o tempo mínimo e máximo para o pedido de Portabilidade?

O pedido de portabilidade pode ser solicitado entre o tempo mínimo de 24 horas úteis e o máximo de 20 dias úteis.

Qual o prazo que tenho para pedir o cancelamento do pedido de portabilidade?

Até 12h úteis antes da data/hora do agendamento da portabilidade.

O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que irá receber, e garantir que o telemóvel é compatível com o serviço NOS.

Após conclusão da portabilidade, como posso ativar o aviso de número portado?

Ligue para o serviço gratuito Info portabilidade (1242), para ativar ou desativar a audição do anúncio de portabilidade nas chamadas que faz.

Ficou com dúvidas?

Para esclarecer qualquer questão que possa surgir, por favor contacte o interlocutor da sua empresa.

Data de criação: 26 de abril de 2019
Data de modificação: 08 de abril de 2022