Iogurteria do Bairro


Foi Carlos Pinheiro quem começou por detetar uma lacuna no mercado – em Portugal, a oferta de gelados de iogurte era limitada e nem sempre propensa à qualidade de excelência que o consumidor exige. Depois de desafiar o amigo de infância Pedro Leitão para um novo projeto, juntos criaram a Iogurteria do Bairro.

 

A funcionar desde 2012 no Campo Pequeno, o espaço oferece gelados de iogurte de encher o olho e produzidos à base de matérias-primas 100% portguesas.

 

O negócio, dizem eles, vai de vento em poupa – e a boa notícia é que fica a promessa de não ficar por aqui.

 

 


O que é/qual é o negócio?
Confeção e comercialização de gelado de iogurte natural, tendo como principais ingredientes o iogurte natural sem açúcar e leite magro. Procuramos, portanto, aliar caracteristicas saudáveis a um sabor agradável. Apesar de apenas comercializarmos este sabor, damos a possibilidade aos clientes de personalizarem o seu gelado com três coberturas, entre 30 disponíveis, que vão desde fruta natural, cereais, sementes, diversos tipos de chocolate quente, entre outros. Para além disso também temos batidos à base de iogurte, granizados e waffles.

 

De onde nasceu?
O negócio nasceu em Março de 2012, da vontade por parte de ambos os sócios em criar um gelado que os satisfizesse. Após várias tentativas acreditamos ter alcançado a receita ideial. Depois de um pequeno teste de mercado a aceitação foi bastante positiva, o que nos deu ânimo e convicção de que uma loja própria poderia resultar.
 
Missão?

Foi com grande dedicação e empenho que desenvolvemos a receita do gelado de iogurte natural, que em nada mudou desde abertura da loja, e esses são pontos e valores que nos comprometemos a manter. A Iogurteria do Bairro não varia nos sabores como gelataria normal, contudo é especialista neste gelado.

 

Financiamento?
Capitais próprios.

 

Promoção?
A promoção da marca foi, essencialmente, concretizada pelo facebook. Tivemos a sorte - por ser um produto novo no mercado – de ter um grande apoio por parte dos meios de comunicação social, o que foi uma ótima ajuda para dar a conhecer a marca. Promovemos também a nossa presença em alguns festivais e eventos, assim como parcerias com restaurantes e lojas, o que nos permite chegar a um maior número de pessoas.

 

 

Onde esperam chegar?
Pretendemos que a marca cresça de forma sustentada, através de parcerias e lojas próprias, alcançando os principais pontos do país, tornando-se uma gelataria de referência no mercado.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Portugal atravessava um periodo conturbado, o que nos levou na altura a tentar perceber o impacto que esse fator poderia ter no negócio. Contudo, sempre acreditamos muito na qualidade e sabor do gelado, o que, aliado a um preço acessível, foi determinante para a implementação da marca.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso gelado de iogurte natural, trabalho de equipa e o atendimento ao cliente, sendo este último muito importante. Nos tempos que correm, onde encontramos de tudo e de maneira tão fácil, para além de ser um diferenciador é a melhor publicidade que existe.

 

O que sugerem a quem começa?
Se tiverem uma ideia boa e se depois de um estudo de mercado intensivo perceberem que faz sentido, avançem. Caso contrário, nem tudo precisa de ser transformado num negócio e nem toda a gente tem que ter os seus próprios negócios. Depois, se for um caso de sucesso logo no princípio não pensem que já está tudo feito - não parem de tentar inovar e mantenham-se o mais próximo possível dos vossos clientes.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Olhar para o negócio na perspetiva do cliente. Muitas vezes, por estarmos tão embrenhados no que estamos a fazer, ficamos cada vez mais distantes do que realmente é importante para fazer a diferença no mercado.

 


Mais informações na página de Facebook da Iogurteria do Bairro.
 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais