Offline Portugal
Com a crença de que a nossa enorme dependência das novas tecnologias pode vir a prejudicar-nos a Offline Portugal tem o objetivo de nos fazer repensar a forma como socializamos e criamos amizades, aproximando-nos.
O seu primeiro projeto é a Offline House, um espaço que oferece tempo sem internet numa casa com todo o conforto que necessita e uma oferta de variadas atividades saudáveis que poderá praticar.
Está na hora de se desligar para se voltar a ligar (a si mesmo e aos outros).
O que é/qual é o negócio?
O primeiro projeto da marca Offline é a Offline House, um espaço em formato de guest-house onde as pessoas são convidadas a deixar o seu telemóvel de lado quando se juntam a nós, e fazer parte de atividades como o surf, yoga, música e caminhadas.
De onde nasceu?
A ideia surgiu na sequência da observação direta de como os smartphones controlavam o quotidiano dos indivíduos nas grandes cidades, incluindo o nosso, que vivíamos em Londres. Por ser numa cidade com muitas pessoas e com um ritmo muito acelerado, era muito notória a forma como as pessoas se refugiavam no ecrã aquando na presença de outras. Não defendemos a não utilização das ferramentas de internet, nem ignoramos as vantagens e benefícios que nos traz, de todo. O que queremos é alertar para a utilização excessiva e divulgar a moderação da mesma e os seus benefícios.
Missão?
A marca Offline é uma marca que tem o objetivo de promover uma pausa das nossas ferramentas tecnológicas. O conceito é divulgar os benefícios de estar uns dias offline, e conectar com quem está à nossa volta, a natureza, e connosco próprios.
Financiamento?
Investimento próprio, de familiares, e atribuição de um prémio de incentivo a Portugueses residentes no estrangeiro que quisessem regressar com um negócio próprio e uma ideia inovadora, o Concurso de Ideias Vem, do Alto Comissariado para as Migrações.
Promoção?
Através de plataformas online, revistas e jornais.
Onde esperam chegar?
Acreditamos que o conceito de Digital Detox está apenas no início e que, aos poucos, será cada vez mais procurado. É pertinente pensar nesta problemática de uso excessivo do telemóvel a vários níveis: familiar, social, entre casais, infantil, etc. Queremos promover eventos com o conceito Offline, experiências gastronómicas, festas, encontros, no fundo todos os eventos que fazem parte da nossa vida hoje em dia, sem ter um telemóvel na mão. Uma pausa. Com o crescimento do movimento, acreditamos numa expansão a nível nacional e, a médio prazo, internacional.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza inicial faz parte do crescimento do projecto, por ser um conceito inovador, e principalmente pioneiro em Portugal. Existe sempre o receio da resistência inicial, mas tínhamos consciência que tínhamos que o enfrentar com positivismo. Isto não foi difícil porque acreditávamos no potencial e na importância de implementar um projecto com este conceito.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Neste momento, sermos o único espaço em Portugal, com o conceito de Detox Digital. Também o facto de vivermos na Offline House, e da experiência pela qual o hóspede passa, sem internet, ser acompanhada pela equipa de forma divertida e descontraída.
O que sugerem a quem começa?
Acreditarem sempre na ideia, manter o pensamento positivo mesmo perante obstáculos, e acima de tudo, estar abertos a mudanças no que respeita à implementação dessa mesma ideia. Manter o espírito de cooperação e recolher sugestões de todos os que entram em contacto com o projeto. Todas as opiniões são essenciais para criar a fórmula que melhor funciona para a ideia crescer.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
O melhor trabalho é em equipa, e mantenham-se sempre entre energia positiva!
Mais informações em offlineportugal.com.