Probe.ly
Criada por Nuno Loureiro a probe.ly é a startup que nasceu para ajudar outras empresas a construir as suas aplicações de forma mais segura. Esta ideia de sucesso valeu-lhes o prémio máximo da edição deste ano do Caixa Empreender Award, e uma ajuda de financiamento de 100.000 euros.
O que é/qual é o negócio?
O Probe.ly é um SaaS (Software-as-a-Service) disponibilizado na cloud capaz de procurar e encontrar vulnerabilidades, de forma automática, em qualquer serviço online. Além disso permite a gestão eficiente das vulnerabilidades encontradas através de um interface web muito intuitivo e simples de usar. Para cada vulnerabilidade encontrada, é disponibilizada ajuda detalhada para a respetiva correção numa linguagem muito clara e adequada às tecnologias do site.
É um serviço dirigido a empresas que desenvolvam ou sejam responsáveis por aplicações web, vulgo sites. Qualquer empresa que desenvolve ou gere um site tem que se preocupar com a segurança do mesmo, e o Probe.ly a ajuda a melhorar a sua segurança.
De onde nasceu?
Creio que tudo começou com a saída da minha equipa, do SAPO e com o convite para ingressar a Bright Prixel, que tinha sido acabada de criar. A nossa área de expertise é Segurança aplicacional e tínhamos vontade de criar um produto nesta área. Aproveitamos esta oportunidade para desenvolver um produto que fosse uma solução para um problema que tínhamos enfrentado e vivido no passado, e foi assim que nasceu o Probe.ly.
Missão?
A nossa missão é dar mais segurança às aplicações web, dando aos programadores uma ferramenta que os ajuda a encontrar e corrigir vulnerabilidades, de uma forma mais automática e autónoma possível.
Financiamento?
O nosso primeiro investidor foi a Bright Pixel, em 2016, que nos financiou durante a fase de protótipo. Nesse período participámos no Lisbon Challenge da Beta-i e no Caixa Empreender Awards da Caixa Capital, ganhando ambos os eventos e acesso a um investimento da Caixa Capital. No total já angariámos 725 mil euros.
Promoção?
Temos marcado presença em eventos nacionais e internacionais relacionados com as áreas de segurança da informação ou desenvolvimento de software. Temos também apostado na divulgação através de content marketing. Vamos agora alargar o nosso leque de canais de promoção para tentar chegar a mais clientes.
Onde esperam chegar?
Queremos chegar a todos os continentes, ao maior número possível de empresas, pequenas e grandes.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muito otimismo e confiança na equipa. Sabíamos que tínhamos o know-how técnico para desenvolver um bom produto.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Uma equipa que trabalha junta há vários anos.
O que sugerem a quem começa?
Disciplina e foco no que pode trazer mais valias para os clientes. Saber pedir a opinião e concelhos de pessoas que passaram pelo mesmo percurso.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não há perguntas estúpidas.
Mais informações em probely.com.