Empreendedorismo
Talanti
A Talanti é uma plataforma que lhe permite oferecer presentes... diferentes.
Desde telas a filmes, passando por objetos de design a poesia, sem esquecer as histórias e a decoração, a Talanti permite ao seu cliente envolver-se na criação do presente único que quer oferecer.
Criações únicas para momentos especiais.O que é/qual é o negócio?
A Talanti alia a vontade - dos clientes - em oferecer presentes personalizados ao talento de artistas inspirados que os concretizam. Na Talanti os clientes encontram a oportunidade de se envolver na criação do próprio presente, que poderá ser oferecido em aniversários e casamentos ou para assinalar festejos e despedidas. Criações únicas, nas mais variadas áreas - Fotografia, Ilustração, Música, Histórias, Poesia, Cerâmica Ilustrada, etc -, para surpreender alguém num momento especial.
De onde nasceu?
Por um lado, a ideia nasceu de uma necessidade sentida em ajudar a divulgar o trabalho de artistas (no início apenas amigos) com recurso às minhas (Beatriz Cardoso) competências em marketing e comunicação. Por outro lado, tendo um gosto especial em fazer pontes entre pessoas (neste caso concreto entre clientes e artistas), esta tendência acaba por concretizar-se de uma forma que valorizo muito: o conceito de “dar” ganha uma maior relevância e um maior significado.
Missão
Dar a maior visibilidade possível ao trabalho artístico nacional e ajudar as pessoas no processo de "dar um presente", para que o mesmo deixe de ser um acto automático e passe a ser refletido e cuidado, aproximando quem “dá” de quem “recebe” e oferecendo algo realmente único e pessoal.
Financiamento
100% capitais próprios, mas a trabalhar neste momento para conseguir um apoio concreto.
Promoção
Essencialmente online e através de parcerias e participação em eventos. Queremos estar onde os nossos clientes se movimentam no sentido de os sensibilizar para o nosso conceito e para a valorização da criação única com talento português.
Onde esperam chegar?
Este conceito pode ser facilmente internacionalizado. Contudo, em território nacional, queremos primeiro transformar a Talanti numa plataforma que possa ser diretamente alimentada pelos artistas que querem divulgar o seu trabalho através do nosso conceito.
Como lidaram com a incerteza inicial?
De uma forma natural. Sabendo que existe e que nos cabe a nós diminuir a pressão sobre nós mesmos. Temos de encontrar a melhor forma de nos motivar e concentrar-nos nisso mesmo, sabendo que há dias mais cinzentos que também fazem parte. É uma aprendizagem constante.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Diria que é o cuidado com que cada pedido é tratado, pois tal como cada criação é única, cada cliente e a pessoa que será surpreendida também o são.
O que sugerem a quem começa?
Estar recetivo a alterar e adaptar a ideia inicial. Só com o “learning by doing” é que um projeto consegue evoluir, por isso temos de estar atentos às várias opiniões e recetivos à mudança.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Partilhar. Partilhar o mais possível para que possamos receber feedback e fazer evoluir o projeto. Se tivermos medo que nos “roubem uma ideia ou informação” vamos ficar fechados apenas na nossa verdade e o projeto morrerá pobre de espírito.
Mais informações em talanti.pt.