Zaask


Apesar do percurso corporativo Luís Martins nunca largou o sonho empreendedor. Depois de uma primeira experiência como fundador da Braziliantrips, lançou a Zaask, uma plataforma que pretende juntar talento a quem precisa dele.



Qual é o negócio?
Zaask é um mercado online de serviços. Trata-se portanto de uma plataforma que faz o encontro entre a procura e a oferta de qualquer tipo de serviço prestado por profissionais, empresas, free lancers, ou simplesmente pessoas de confiança que têm talento (canalizadores, fotógrafos, cozinheiros, designers, programadores, costureiras, músicos, escritores, Djs, empregadas de limpeza, etc). Pode ser vista tanto como uma solução para encontrar bons prestadores de serviços de forma eficiente (com sistema de rating dos Prestadores de Serviço e propostas recebidas sem esforço), para qualquer serviço que se precise, ou como uma ferramenta de angariação de clientes por parte dos prestadores de serviço, que tipicamente não têm muitas mais formas de se promoverem para além do boca-a-boca ou através de flyers nas caixas do correio.

De onde nasceu?
A ideia já vem de trás, quando trabalhava com metodologias de otimização de processos e queria desenvolver um serviço que permitisse às pessoas ganhar tempo, eliminando as tarefas que não gosta de fazer da sua vida. No entanto, nessa altura, não tinha encontrado o modelo correto. Mais tarde, e já com os inputs determinantes do meu atual sócio, conseguimos definir o melhor modelo, baseado na internet e numa lógica de P2P. Desta forma, consegue-se ganhar uma escala muito maior, muito mais rapidamente. Mas essencialmente a ideia surge da grande vontade de querer ser empreendedor. Já no passado tinha tido essa experiência (fundador do Braziliantrips.com) e, apesar de até agora ter trabalhado quase sempre no mundo corporativo, o bichinho empreendedor nunca me largou. Decidi, mais uma vez, seguir o meu sonho, acreditar e avançar por minha conta pois acredito que vivemos numa altura de grandes oportunidades com toda a mudança que nos rodeia.

Missão?
Desenvolver e promover, tirando partido das mais avançadas tecnologias, uma comunidade de pessoas e profissionais talentosos, nos mais diversos tipos de serviço. Uma comunidade onde tudo é fácil e transparente, incluindo o preço e a qualidade.

Financiamento?
Fechamos a nossa ronda seed com dois grupos de investidores portugueses: Busy Angels e Shilling Partners.



Promoção?
Até agora, como não tínhamos budget de marketing, exploramos os canais grátis, nomeadamente PR, Redes Sociais e SEO. Estamos bastante contentes com as opções que tomamos e apesar de termos começado há muito pouco tempo (cerca de 6 meses), somos pioneiros e a maior plataforma da Europa deste género, contando já com mais de 20 mil utilizadores e 7000 prestadores de serviços, obtidos sem investimento. Estamos presentes em Portugal e Amsterdão. O surpreendente é que estes números foram alcançados sem investimento em marketing. Tipicamente é muito difícil a negócios web B2C, conseguirem faturar sem investir em marketing, principalmente num mercado como Portugal. Isto dá-nos muito boas perspetivas para o futuro!

Onde esperam chegar?
Acabamos de assinar contrato com investidores nacionais, pessoas reconhecidas da nossa praça que nos dão dose extra de confiança e suporte! Temos um plano agressivo para 2013, no qual planeamos expandir para toda a Europa. Em breve lançaremos a nossa plataforma internacional que nos permitirá escalar mais rápido. O nosso objetivo é ser o mercado online de serviços referência em várias zonas do mundo.

Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza faz parte de todos os negócios em todos os estágios de uma empresa. Cabe aos gestores mitigarem essa mesma incerteza. No nosso caso, essencialmente o que fizemos foi enfocarmo-nos na implementação, na definição de prioridades e em olhar para os inúmeros problemas com que nos deparamos todos os dias, como desafios e com capacidade de adaptação.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Temos dificuldade em escolher apenas um ingrediente. Pensamos que o trunfo passa por conseguir conjugar bem vários ingredientes, dos quais destacamos: prioritização, capacidade de implementação, capacidade de adaptação, trabalho em equipa e liderança.

O que sugerem a quem começa?
Que giram bem as expetativas. O bom é inimigo do ótimo e nada é perfeito. Mais vale fazer mal do que não fazer. Quando as expetativas são muito altas, a taxa de desistência é superior. Vão passo a passo mas com coragem.

Mais informações em zaask.pt.