Empreendedorismo

5 formas de reduzir custos na sua empresa


Mesmo com o seu negócio em crescimento, é uma boa prática tentar manter um controlo sobre os custos e ver se há margem para melhorias no que toca à poupança. Já dizia o velho ditado, ""um tostão faz um milhão"". Eis algumas formas de reduzir custos e amealhar algum dinheiro a longo prazo:

 

1- Renegociação do contrato de aluguer
Se aluga a sua loja ou escritório e acha que tão cedo não vai mudar, deve considerar conversar com o proprietário acerca de uma possível diminuição de custos assinando um contrato mais longo. Comprometendo-se a um período de tempo alargado pode soar-lhe ligeiramente assustador, mas se está confortável com a localização, a renegociação poderá ajudá-lo a poupar.

 

2- Eficiência vs Desperdício
Com a ajuda de algumas técnicas de poupança energética, será capaz de reduzir alguns custos na sua empresa:
- Iluminação: Mantém as luzes acesas das salas da sua empresa mesmo quando ninguém lá está? Considere colocar sensores de movimento em certos sítios. Se não houver atividade registada na sala, as luzes apagarão automaticamente. Certifique-se que compra lâmpadas economizadoras que, tipicamente, utilizam menos 25%/80% qye as tradicionais lâmpadas incandescentes.
- Temperatura: O aquecimento ou arrefecimento do seu escritório é necessário durante o horário de trabalho. Instale um termostato programável para que, durante as horas em que o escritório está vazio, consiga poupar energia.
- Papel: Surpreendido por ver este item na lista? Considere as seguintes dicas de como cortar no papel o ajuda, consequentemente, a reduzir os custos: utilizar impressoras que lhe permitam imprimir de ambos os lados, adotar cartuxos de impressora recicláveis, reutilizar papel, evite a impressão através da criação de documentos PDF.

 

3- Planear com antecedência
É comum os fornecedores fazerem descontos ao longo do ano. Se planear com antecedência o que necessita, poderá tirar proveito dessas ofertas.
Se há um determinado produto que você tende a precisar mais do que os restantes, considere adquiri-lo em grandes quantidades para poupar dinheiro. É provável que o custo por unidade seja mais reduzido ao comprar em maiores quantidades. Seja inteligente no que ao seu stock diz respeito.  Seja estratega.

 

4- Gastos com equipamento
Antes de trocar os computadores da sua empresa, certifique-se de que a troca é mesmo necessária. O investimento pode não ser justificável. Por outro lado, nem sempre é viável para a sua empresa a compra de um ativo pelo preço de mercado. Acredite, se procurar bem, consegue encontrar material tecnológico em 2ª mão em ótimo estado por preços confortáveis.  Será que a sua empresa necessita mesmo de um veículo comerciál novo? Os semi-novos poderão custar até 70% do valor de mercado e suprirá a sua necessidade da mesma forma.

 

5- Envolver os recursos humanos
Reuna-se com os funcionários da sua empresa. Deixe claro que o seu objetivo é a redução de custos e exponha a importância da ajuda de todos para atingir esse fim. Aceite sugestões dos seus funcionários, deixe que eles se envolvam na solução para os problemas mais críticos. Estabeleça metas para cada gasto e períodos de averiguação de resultados. Se alcançar as metas faça um lanche especial de comemoração. Elogie. Pequenas ações geram grandes resultados.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais