Empreendedorismo
6 Coisas que estão a prejudicar o seu negócio
Em estatística existem dois tipos de erro: tipo I (falsos positivos, onde pensa que algo é importante quando na realidade não é) e tipo II (onde pensa que algo não é importante, mas na realidade é). O Tipo II é inequivocamente mais grave, porque pode toldar-lhe a possibilidade de ver o que está realmente a prejudicar o seu negócio.
Eis seis destes erros:
Faz demasiado
Ser empreendedor pode ser entusiasmante, mas é fácil ser seduzido por todas as ideias que borbulham na sua cabeça neste momento. Lembre-se que tem energia, atenção e tempo limitados e se quer ser eficiente tem de os distribuir, antes de mais, pelas tarefas estritamente obrigatórias.
Equipa de vendas mal informada
A sua equipa de vendas é a responsável por fazer chegar o produto aos clientes, pelo que é necessário que saiba, não só as suas vantagens, preço e informações diversas, mas sobretudo que esteja preparada para questões difíceis – sobretudo ligadas ao que fazer quando algo corre mal com o produto.
Público-alvo errado
Pode dar-se o caso de estar a fazer chegar a informação sobre o seu produto/serviço a uma audiência... mas ela é a SUA audiência CERTA?
Promessas não cumpridas
É tentador pintar um belo quadro idílico sobre a sua empresa e o seu produto a um possível consumidor ou até um potencial investidor, mas se não for capaz de cumprir as promessas que faz pode prejudicar gravemente o seu negócio e reputação. É preferível ser mais conservador e humilde, prometendo pouco e demonstrando resultados largamente mais positivos do que as perspetivas.
Crescimento demasiado rápido
Se tem uma nova empresa, a perspetiva de crescimento pode parecer inequivocamente positiva... mas também tem os seus perigos. Operações maiores, maior público, mais vendas, mais lucro... significam mais riscos e vulnerabilidades – contratar os empregados errados, treino de serviço ao cliente incompleto, incapacidade de atender fluxo de novas encomendas, etc.
ARTIGOS RELACIONADOS
Erros a evitar na criação da Empresa
Erros fatais no seu website