Empreendedorismo

Erros a evitar no seu vídeo promocional


HTML Editor - Full Version

A função de um vídeo não é educar, é iniciar um contacto pessoal ou começar uma conversa. Esta é a primeira lição que deverá ter em conta se planeia investir em conteúdos-vídeo para a sua empresa: e deve fazê-lo.

 

A ascensão do vídeo como conteúdo de excelência na comunicação online tem sido exponencial, pelo que se torna crucial antever os erros elementares que não pode mesmo cometer.

 

1. Esquecer o enquadramento

Não se distraia dos seus objetivos globais. A produção de vídeo é um processo longo que pode envolver muitas mudanças, pelo que o objetivo final do vídeo pode perder-se nas trocas de informação quotidianas. Pergunte-se sempre: “esta mudança leva-nos mais perto do objetivo?”.

 

2. Tentar encaixar tudo no mesmo vídeo

É essencial manter-se focado quando falamos de marketing de vídeo. Um dos erros mais comuns na produção de vídeo para publicidade ou promoção é tentar incluir o maior número de ideias, conceitos e visuais possível, mas para quem está a ver, isto só tornará o vídeo confuso e ineficiente, enfraquecendo as suas possibilidades de se “ligar” aos seus clientes.

 

3. Foco na informação e esquecer a emoção

O vídeo é uma excelente forma de se apresentar ao cliente. No entanto, muitas pessoas tratam erradamente o vídeo como uma espécie de brochura ou panfleto, tentando descrever o mais detalhadamente possível uma empresa. O problema é que isto reflete a sua falta de compreensão básica do meio. O vídeo não serve para educar ou informar, mas sim para criar ligações, iniciar conversas. O vídeo não serve para explicações, factos e estatísticas; serve para colocar uma face humana no seu trabalho e nas suas crenças e valores. É um ponto de ligação emocional com o cliente.

 

4. Falta de priorização nas filmagens

Se não está familiarizado com os meandros da produção de vídeo, pode parecer que cada momento é uma oportunidade para final. De facto, não é raro que os clientes queiram recolher material interminável não querendo perder um único momento, mas lembre-se que deve existir sempre um foco, mesmo durante as filmagens. Um planeamento cuidado e prévio das filmagens vai poupar-lhe trabalho, preocupações e stress.

 

5. Ausência de Call to Action

Todo o tempo e dinheiro que gastou a criar um vídeo de qualidade e a coloca-lo em contacto com as pessoas certas pode ser desperdiçado se não oferecer aos clientes que o veem uma forma de levar a cabo ações. Lembre-se de incluir um call to action no vídeo que esclareça o que quer que quem vê faça e como o pode fazer.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferramentas de Edição de Vídeo Gratuitas

Qual a Melhor Plataforma de Vídeo para o seu Negócio

Dicas para Vídeos Livestream

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais