C2C: O que é e quais as principais vantagens e desvantagens


O C2C, ou Consumer-to-Consumer, é um modelo de negócio que facilita a transação de produtos ou serviços entre clientes. É uma das quatro categorias de e-commerce a conhecer, juntamente com o B2B, B2C e o C2B.


Esse tipo de relação comercial entre consumidores está normalmente associada a transações diretas, em grande parte com a ajuda de empresas ou comunidade online que fornecem auxílio técnico ou administrativo. O desenvolvimento da internet como meio de comunicação de massas fez com que o C2C crescesse através de meios como o eBay, oLx, o Wish, ou outros sites de vendas online similares.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Dicas para melhorar as suas vendas online


Baixos custos de publicação e divulgação

O acesso a plataformas de vendas, facilita em mundo o início do negócio, não apenas por oferecer um espaço de publicação dos produtos, como fornecendo ferramentas de divulgação nas redes sociais e nos motores de busca.


Contacto direto e imediato com o vendedor

Contrariamente ao que acontece com plataformas como a Amazon, o C2C permite-lhe comunicar diretamente com o cliente, e vice-versa, ajudando-o na missão de criar um espaço personalizado e familiar.


Necessidade de demonstrar a qualidade

Infelizmente, muitos vendedores aproveitam-se da falta de fiscalização para vender produtos de baixa qualidade. Isto leva-o a ter de ter um cuidado extra no modo como apresenta o seu negócio, encontrando formas de demonstrar a sua qualidade, em especial numa fase inicial quando ainda não conseguiu alcançar credibilidade junto da comunidade.


Entregas em correio registado

De igual modo, quem compra tem sempre o receio de que a sua encomenda não chegue ou que chegue com o produto errado. Algumas formas de combater este medo, é usar correio registado com um tracking que possa ser usado pelo cliente, e também o uso de embalagens oficiais de distribuição em vez de caixas de papelão pessoais.


Numa altura em que a venda online explodiu, não é de todo má ideia começar o seu negócio através de uma destas plataformas C2C, contudo, deve ter em mente os desafios que terá de ultrapassar.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais