Amazon: Como vender na plataforma sem ser bloqueado


Muitos empreendedores optam por usar a Amazon como plataforma de venda apesar desta não existir em Portugal, virando-se para o mercado espanhol e inglês, por exemplo. Ainda que o processo de inserção na plataforma seja relativamente simples, é também “fácil” acabar bloqueado, por vezes por algo que fez ou permitiu por desconhecimento. Descubra aqui algumas formas de se proteger e se manter a par das regras.


LEIA TAMBÉM: Halloween: Como aumentar as vendas durante este evento


Comece pelo básico, leia as guidelines

Tal como acontece em qualquer contrato, deve ler cuidadosamente todas as regras impostas pela Amazon, incluindo as letras pequenas e as últimas páginas de um documento longo. Sublinhe os pontos importantes e tire notas do que lhe parecer mais sensível.


Tenha atenção ao feedback negativo

As reviews negativas deixadas na sua plataforma são mais do que comentários dos clientes - são uma forma da Amazon saber o que deve ou não estar na sua loja. Produtos com um número excessivo de feedback negativo pode acabar sinalizado e removido, penalizando-o. A solução passa por resolver os problemas reclamados ou, em último caso, retirar por completo o produto.


Cuidado com as keywords que usa

Tal como acontece no Instagram, é necessário ter bastante atenção às keywords que usa para descrever o seu produto. Escolher determinadas palavras podem levá-lo a um maior número de pesquisas mas pode também ser considerado como “uso abusivo” da plataforma, adicionando o seu produto a listagens de onde ele não deveria fazer parte.


Atualize os dados sempre que necessário

Depois da primeira aprovação, a Amazon irá verificar os seus dados regularmente e as discrepâncias podem levá-lo a ser removido da plataforma. Se mudar de nome, morada, conta bancária, ou outro, confirme que procede à atualização na sua área reservada.


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Como proteger o seu smartphone pessoal ou profissional


Espaços de venda como a Amazon são ótimos para montar a sua loja, em especial se deseja mergulhar no internacional mas deve ter sempre em mente as regras, explícitas e implícitas, que deverá seguir.


Keywords: Amazon, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais