Análise SWOT: Como pode ajudar a sua empresa
Mesmo não sendo um perito em Marketing, há alguns conceitos muito importantes e que são fundamentais saber. Um deles é a Análise SWOT. O acrónimo SWOT é oriundo do inglês, que traduzido significa: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
As ameaças e as oportunidades referem-se ao mercado, enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.
Depois de bem analisado o mercado e o modelo de negócio escolhido é altura de ser o mais honesto possível e olhar para o fruto do trabalho até aí, sob estes pontos de vista.
Oportunidades
Qualquer área de mercado onde a empresa possa conseguir uma vantagem competitiva.
- Mercado em expansão
- Novo mercado internacional
- Novo segmento no mercado, com alta rentabilidade
- Alianças estratégicas
Ameaças
Quando o mercado e contexto exteriores à empresa apresentam desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
- Novos concorrentes
- Guerras de preços de produtos
- Introdução de novas tecnologias
- Crise económica
Organização
- Liderança e visão fortes
- Gestão competente
- Orientação estratégica
Marketing
- Marca forte
- Quota de mercado
- Reputação dos produtos/serviços
- Flexibilidade e adaptabilidade
Produção
- Bons equipamentos
- Economias de escala
- Capacidade de inovação
- Boas práticas e sustentabilidade
Vendas
- Forças em Finanças
- Capital de custo baixo
- Liquidez
- Estabilidade financeira
Fraquezas ou pontos fracos da empresa
Falta de experiência
Falta de fatores de diferenciação
Falta de comunicação
Fraca visibilidade
A importância desta análise é enorme uma vez que gera uma visão 360º que é fundamental para antecipar problemas e traçar estratégias. Ao desenhá-la, convém não esquecer que uma ameaça ou oportunidade depende da forma como se encara o negócio. Uma crise económica, por exemplo, pode ser olhada como positiva por uns e negativa por outros.