Black Friday: Dicas para se preparar devidamente


Celebrada em todo o mundo, a Black Friday é um evento que não pode deixar de comemorar, independentemente do tamanho ou tipo da sua empresa. O desejo por aquele desconto especial, leva milhões de pessoas a juntarem dinheiro para comprar um presente para si e até para começar as suas aquisições de Natal.


O termo Black “Alguma Coisa” era usado para descrever calamidades como a Black Death (a Peste Negra), ou a época do Dia de Ação de Graças, quando milhares de funcionários não iam trabalhar por estarem “doentes”. Com o passar dos anos, o nome passou a ser usado para descrever a grande onda de vendas que as lojas viviam junto ao Natal e, em 2005, tornou-se num evento popular, com descontos especiais, que se espalhou por todo o mundo até chegar a Portugal.


Se está a pensar aproveitar a enchente de clientes da Black Friday, que decorre na quarta quinta-feira de novembro, então comece a preparar-se assim que puder, garantindo que está pronto para reconquistar os antigos clientes e até angariar caras novas.


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A preparação inicia-se um mês antes

Bem sabemos que a Black Friday decorre no final de novembro, no entanto, a preparação deve começar durante os meses de setembro e outubro, garantindo que tem tempo para analisar e refletir sobre todas as partes, da quantidade de produtos, ao tipo de marketing que fará para promover o evento.


Prepare o website para a carga de tráfego

O pior que lhe pode acontecer, é chegar ao dia e o seu website ir abaixo devido ao aumento de visitantes, cujos acabarão por seguir para outras plataformas concorrentes. Fale com o seu responsável de IT e estude formas de fortalecer os servers para que consigam sustentar a enchente - descubra também as vantagens do NOS Sites Pro.


Prepare a loja física para o aumento de clientes

Filas de espera demasiado grandes e poucas máquinas de multibanco são alguns dos problemas mais comuns de quem depende de uma loja física para conseguir as suas vendas. Pense no número de funcionários que precisa em loja habitualmente e analise a opção de o duplicar. Para além disso, devido à atual pandemia, é fundamental evitar os ajuntamentos.


Descontos reais e com significado

Algumas empresas usavam este evento para dar falsos descontos, aumentando os preços em setembro e outubro para depois os colocar no valor habitual. Este tipo de estratégia rapidamente chamou a atenção dos consumidores atentos e existem hoje plataformas que os ajudam a perceber se determinado desconto é ou não verdadeiro. Por outro lado, além de ser honesto com os clientes, deve evitar focar as promoções apenas nos produtos mais baratos ou pouco populares.


Tenha um stock bem recheado

Com o aumento de clientes vem a rapidez no escoamento de produtos e, depois do website ir abaixo ou das pessoas abandonarem a loja devido à fila, o fim de stock é o seu maior desafio. Faça uma listagem dos produtos que pretende escoar (coleções velhas, tecnologias desatualizadas), e aqueles que mais são vendidos.


Use e abuse das redes sociais

Claro, as redes sociais não poderiam faltar na sua estratégia de promoção. Ainda que seja “óbvio” que a sua marca irá comemorar a Black Friday com descontos especiais, é sempre indispensável fazer essa divulgação nas redes de eleição. Pode aproveitar ainda para criar passatempos, livestreams e outros eventos que incentivem os seguidores a escolhê-lo a si.


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No final, resta-lhe aproveitar as vendas do dia mais aguardado do ano no que toca à aquisição de produtos e não se esqueça de criar bons planos de contenção, partilhados com toda a equipa para que esta esteja preparada na eventualidade de algo correr mal. Depois, é hora de planear o seu Natal mas isso fica para um próximo artigo.


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