Brand Equity: Um elemento a ter em atenção na sua marca


Porque é que uma camisola lisa sem marca visível custa 10 euros, e a mesma camisola com um logotipo visível ou etiqueta de uma marca de renome custa cinco ou seis vezes mais? A resposta é Brand Equity.


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Colocando-o de forma bastante simples, refere-se ao valor agregado de um produto que se traduz na força de uma marca. Portanto, o brand equity é um “valor” que afeta e influencia a forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca.


Algumas das variáveis levadas em conta na valorização da marca são:

- Lealdade: capacidade de manter o cliente/consumidor fiel à marca e às suas ofertas;

- Notoriedade: reconhecimento por parte do público alvo do valor e atributos da marca;

- Qualidade percebida: diferenciação qualitativa de superioridade em relação à concorrência;

- Associações à Marca: perceções diretas ou indiretas relacionadas com a marca (ex: fatores socioculturais, autoestima).


Um brand equity positivo pode ajudar uma empresa de várias formas – não só no campo mais óbvio (financeiro), mas também ao nível da possibilidade de expansões, redução de custos e do sucesso a longo-prazo.


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