Burnout: Como lidar com ele sem desistir do seu cargo

O burnout afeta milhões de pessoas por todo o mundo, como tal é importante saber como lidar com este problema antes de desistir do seu cargo

09 de janeiro de 2021


O burnout é um dos principais sintomas do aparecimento iminente de um esgotamento emocional causado por excesso de trabalho, um descontentamento profissional, ou também pode ser uma condição crónica que continua a afetar o indivíduo . A solução tomada por muitas das pessoas que sofrem deste problema, é o abandono das suas carreiras profissionais, desistindo de empregos de longa data em busca de novas experiências. No entanto, existem métodos que o podem ajudar a melhorar a sua experiência quem que tenha de recorrer ao despedimento.


Faça pausas regulares

Considere como opção a realização de pausas com regularidade. Coloque os seus materiais de trabalho de lado e vá dar uma caminhada pelo jardim ou pela casa.


Afaste-se do computador

Uma das principais ações que o ajudarão a superar a sensação de burnout é o afastamento dos materiais de trabalho, nomeadamente o computador. Se o seu trabalho está enraizado na utilização do computadores, pondere colocá-lo de lado e realizar outras atividades.


Organize-se a si e ao seu espaço

De forma a melhorar a sua experiência de trabalho, tente organizar os seus afazeres, desta forma poderá estabelecer um horário para cada tarefa e colocará sobre uma menor pressão para concluir as tarefas até ao fim do dia de trabalho. Para além disso, certifique-se de que tem um espaço dedicado ao trabalho bem organizado de forma a aumentar a sua produtividade.


Desabafe

Um recurso importante para melhorar a sua experiência é o desabafo. Se não se está a sentir bem com a sua rotina de trabalho, considere a opção de falar com alguém, exponha as suas frustrações e em conjunto tentem arranjar soluções. 


O burnout é uma força crescente que tem vindo a prejudicar muitas pessoas ao longo das suas carreiras. Se acredita que está a entrar por uma fase mais sombria da sua experiência de trabalho, tenha em atenção os métodos que expomos acima de forma a melhorar o seu dia a dia. 


HÁ MAIS EM NÓS



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais