Burnout: Passos simples para evitar este mal

O burnout continua a ser um tema de extrema importância quando se fala de empreendedorismo, e existem passos que pode dar no sentido de se proteger deste mal

10 de outubro de 2021


A síndrome do burnout é algo preocupante e que nos pode vir a afetar a todos, surgindo sem qualquer aviso, a melhor solução para o combater é evitar a sua chegada. O empreendedorismo é uma das áreas mais afectadas, muito devido aos hábitos de trabalho desgastantes, que deixam muitos atarefados de noite e de dia. De forma a combater o burnout, nós trouxemos-lhe alguns passos que o ajudarão a identificar o problema de forma a evitar que este o venha a prejudicar no futuro.


Experimente fazer as tarefas primeiro

Para compreender como as coisas são idealmente feitas, faça-o você mesmo em primeiro para que possa criar um processo, documentá-lo e que o formate de forma simples e eficaz. De seguida treine a sua equipa de forma a simplificar a sua carga e para que poupe horas de trabalho.


Faça as tarefas mais importantes

De forma a conseguir atingir as suas metas, muitos são aqueles que se ocupam de diversas tarefas de pequena escala. Sobrecarregar-se com inúmeras empreitadas de pequena pode vir a trazer-lhe stress e preocupações desnecessárias, o ideal será optar por concretizar tarefas mais importantes e de maior escala que o ajudarão a alcançar os seus objetivos mais facilmente.


Tenha menos tarefas

Tal como referimos anteriormente, a melhor forma de evitar o desgaste é reduzir os seus afazeres. Para além de optar por uma escala maior, a quantidade de empreitadas deve refletir essa alteração de escala. Assim sendo, é aconselhável que opte por reforçar a sua atenção em apenas uma ou duas missões de cada vez.


Pare de fazer tarefas

Trabalhar é muito importante, mas a verdade é que a sua saúde tem ainda mais importância. Faça apenas as tarefas que se adequam ao seu intelecto, que tenham maior importância, ou que seja mesmo necessária a sua presença. Após realizar todas as tarefas que tem de ser você mesmo a fazer, é momento de realizar uma pausa e recarregar as energias.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais