Chefia: Como dar bom feedback à equipa


Enquanto chefia, é importante entregar feedback que não se resuma a relatórios anuais com uma nota geral de avaliação. Este elemento pode fazer a diferença no empenho e desempenho de quem trabalha consigo, por isso, saiba como informar os profissionais do que estão a fazer bem e do que precisam melhorar.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Erros a evitar quando trabalha remotamente


Não deixe para o final do ano

Chegar ao fim do ano e saber que está a fazer algo erradamente desde janeiro é tudo menos produtivo. Além de feedback ocasional (sempre que necessário), é fundamental criar relatórios trimestrais ou semestrais, consoante o ritmo de trabalho e a chegada de novos projetos.


Adapte a linguagem à pessoa

Ir ou não direto ao assunto, começar pelo positivo ou negativo, fazê-lo pela manhã ou ao final do dia - todos têm preferências na hora receber feedback, devido não apenas a opções pessoais mas também a experiências passadas. Para que a sua crítica seja aceite da melhor forma, tente adaptar a linguagem ao profissional em questão.


Não humilhe, mesmo que involuntariamente

Informar a pessoa de que está a desempenhar mal o seu papel à frente da equipa irá desmotivar ambas as partes. Ainda que erros cometidos pela maioria possam ser apresentados em grupo, a mensagem deve então ser dada no geral, nunca especificando. Por outro lado, se é algo cometido por um profissional, convide-o a um espaço privado para discutir o assunto.


Guie e torne-se num mentor

Informar meramente que o profissional está a cometer erros em nada o ajuda, pois estas ações podem estar a ser cometidas por falta de informação, mesmo quando se tratam de assuntos que para si “são óbvios”. Tenha uma reunião com a pessoa em causa e mostre de que forma pode melhorar os elementos apontados, tornando-se em algo mais do que uma chefia - um mentor comı que o profissional pode contar.


LEIA TAMBÉM: Como discordar do outro da forma correta


Motive a equipa ao sublinhar as suas conquistas e ajude-a a superar os obstáculos, levando-a a querer trabalhar consigo e aumentando os resultados da empresa.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais