Chefia: Conselhos para jovens empreendedores e empregadores


Com o aumento gradual de novas empresas, criadas pela mente de recém graduados, o número de patrões jovens, perto dos 30 ou 40, tem igualmente crescido, tornando em parte o seu papel de responsabilidade num desafio maior do que para veteranos ou empreendedores com mais experiência. Por isso, trazemos algumas dicas de como liderar da melhor forma e levar o seu projeto à frente por muitos anos.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


Cuidado com estereótipos

Da mesma forma que os Baby Boomers e a Geração X têm estereótipos relativamente aos Millennials, o mesmo acontece dos mais novos para os mais velhos. Antes de tudo, é preciso perceber que a maioria dos estereótipos são mentiras ou falsas verdades - mentiras com alguma base de verdade mas que continuam a não representar completamente a realidade. Saiba que as gerações mais velhas têm sim sentidos de obrigação diferentes dos seus mas que não é, por isso, razão para desconfianças ou mal-entendidos. Procure conseguir os melhores resultados e verá que será fácil quebrar esta barreira.


Contratar outros colaboradores mais velhos

Isto significa também ter alguns cuidados se pretender contratar alguém de uma destas gerações. Contrariamente aos Millennials, que dão preferência a trabalhos temporários ou horários flexíveis, talvez trabalhar a partir de casa, os Baby Boomers e a Geração X ainda prefere, de modo geral, trabalhar a partir de um escritório tradicional. Este é um exemplo de elementos que deve ter em conta para que o ambiente se mantenha positivo e acolhedor.


Aprenda com os mais experientes

Ainda que uma mente nova tenha facilidade em inovar, é importante conseguir um bom mentor, ou seguir alguns dos conselhos de profissionais com mais experiência, de modo a estar preparado para os desafios e obstáculos que irá encontrar. Aprenda não somente com os seus erros mas com os erros dos outros.


O que os Millennials procuram

Provavelmente, como Millennial, já tem noção deste detalhe mas atualmente os jovens profissionais preferem condições de trabalho diferentes das tradicionais. Mais do que um bom salário, os Millennials apreciam boa camaradagem dentro da equipa, horários flexíveis, facilidade em equilibrar a vida familiar com a profissional, culturas de empresa modernas e versáteis. Se procura compor a sua equipa com jovens, deve ter em conta o modo como as novas empresas estão a gerir os seus membros.


Não tenha medo de pedir ajudar

Seja para compreender termos financeiros ou para perceber como determinado programa funciona, não tenha receio de pedir ajuda a amigos, colegas de profissão ou a outras pessoas. Ainda que seja um expert na sua área e alguém com uma grande visão, as dúvidas irão fazer parte do seu percurso e deve largar o receio de mostrar que não conhece tudo sobre tudo.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os erros mais frequentes das chefias


Liderar uma empresa nunca é fácil mas existem formas de simplificar alguns dos seus aspetos. Seja confiante no seu trabalho e nas suas capacidades, não se deixe diminuir pelos mais velhos, respeite os que o rodeiam, e verá que irá obter sucesso e conseguir parceiros e clientes um pouco por todas as gerações.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais