Chefia: Como evitar que a equipa se sinta intimidade pela sua presença


Possuir uma equipa que oferece as suas opiniões sem medos, que discorda educadamente de si, que o olha nos olhos e o trata com um sorriso, é uma grande mais valia para a produtividade e longevidade da sua empresa, ao mesmo tempo que ajuda a garantir que os bons profissionais permanecem ao seu lado. Contudo, se isto não acontece algo está errado e esse algo pode estar relacionado com um ambiente constante de intimidação ainda que não voluntário.


LEIA TAMBÉM: Chefia: Como aprender a delegar corretamente


Saber detetar as consequências da intimidação

Como referido acima, existem alguns sinais de que pode estar a intimidar aqueles que o rodeiam e os mais frequentes incluem silêncio durante as reuniões, especialmente por parte dos membros mais novos, concordância constante consigo, e pouco ou nenhum contacto fora do ambiente de trabalho.


Não tenha receio de questionar sobre o assunto

Aproxime-se dos membros que já o conhecem há mais tempo e não tenha medo de os questionar sobre o facto de acreditar intimidar os outros. Procure respostas sinceras por parte daqueles em quem confia e aceite a sua ajuda para mudar os hábitos se necessário.


Desça do cavalo e fale com todos os membros

Por vezes, a sua posição de liderança leva os profissionais a não se sentirem tão à vontade consigo. É fundamental apresentar-se a cada membro e demonstrar simpatia. Quando estes apresentam uma ideia, não se limite a ouvir com uma expressão neutra pois isso indica muitas vezes aborrecimento ou descontentamento com o que está a ser dito - agradeça cordialmente a opinião e, se a encontrar interessante, não tenha receio de convidar o membro para um café com o intuito de discutir melhor a proposta.


Lembre-se que no final do dia, os membros da sua equipa temem ser despedidos e farão de tudo para lhe agradar mesmo que, por vezes, isso signifique afastarem-se de si. Mostre-se sempre disponível para falar e retirar dúvidas, apresente a empresa aos novos profissionais, e comporte-se de forma simpática e descontraída junto de quem o rodeia.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais