Cibersegurança: Como saber se o seu computador está infetado


Os websites que visita e os programas que descarrega podem trazer consigo ameaças invisíveis mas cujas consequências são bem perceptíveis e, infelizmente, muitas delas afetam o seu trabalho e a sua vida pessoal. Numa altura em que o trabalho remoto leva os profissionais para ambientes nem sempre protegidos, é fundamental perceber os sinais de uma possível infeção, melhorando a sua cibersegurança.


LEIA TAMBÉM: VPN: O que é? Como funciona?


Lentidão ou falta de espaço súbita

Alguns dos fatores mais óbvios no que diz respeito à infecção do computador, são a diminuição drástica e súbita da performance da máquina, bem como o desaparecimento substancial de espaço que não é explicado pela instalação de software.


Janelas de pop-up suspeitas

Problemas de segurança ou o famoso “você ganhou um prémio” são exemplos de mensagens pop-up que podem aparecer no seu computador. Quando lhe aparece um aviso, deve tentar perceber de onde veio através dos menus do computador ou do website onde se encontra, caso contrário, o alerta deve-se provavelmente a um vírus. Uma forma extra de se proteger passa, por exemplo, pelo uso de softwares como o NOS Web Segura Pro.


Sons de erro sem janela de aviso

Os conhecidos sons de erro acontecem sempre que tenta realizar um passo que não lhe é permitido. No entanto, se ouve sons constantes sem razão aparente, isto pode dever-se a um malware cuja janela é transparente.


Aparecimento de pastas suspeitas

Se descobrir uma pasta ou um ficheiro que não foi você que criou, isto pode significar que o aparelho está infetado. Clicar nestes elementos pode ativar vírus ou malware, por isso, apagá-los e correr o antivírus é a melhor opção.


LEIA TAMBÉM: Mitos tecnológicos que o podem prejudicar


Nunca opte por um antivírus gratuito e não se esqueça de atualizar o computador assim que recebe uma notificação para tal. O número de ameaças são cada vez maiores, tanto para o Windows como para o macOS, e deve manter-se devidamente protegido, evitando que lhe sejam roubadas informações ou que termine com uma máquina danificada e sem reparação possível.


Keywords: Cibersegurança, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais