Coisas que não deve dizer aos seus funcionários
Se você possui uma relação mais íntima com os seus funcionários, existem alguns comentários que pode fazer, inocentes, sem perceber que na realidade está a minar a sua relação com eles e a hierarquia da empresa. Se opta por este tipo de chefia, saiba o que deve evitar ao máximo dizer a quem trabalha consigo diariamente.
Perguntar se estão a ter um bom dia de trabalho
Você é o chefe. A tendência natural da sua equipa é a de dizer que sim mesmo que isto seja uma mentira. Para além disso, o facto de fazer uma pergunta como essa pode transmitir a ideia de que não conhece as funções do funcionário ou que espera por uma resposta negativa.
Gostava de lhe dar bónus maiores
Os benefícios e os bónus devem ser ganhos por quem realmente os merece, por quem ultrapassou os seus objetivos, ou por quem fez algo que levou a empresa a crescer. Por mais que gostasse de premiar um funcionário por se dar bem com ele, comentar isso irá somente inferiorizá-lo, mostrando que não consegue alcançar determinado patamar. Por outro lado, você é o chefe, por isso, se quisesse mesmo premiar alguém poderia fazê-lo, sendo a afirmação mal recebida pelo outro.
Nunca teríamos aqui chegado sem si
Por muito importante que um funcionário seja para a sua empresa, ninguém é insubstituível e certamente que ele não terá sido o único motivo para o crescimento do negócio ou para o fim positivo de uma parceria. Claro que por vezes terá membros que você faria de tudo para não perder mas é igualmente fulcral parabenizar não somente estes profissionais como a restante equipa de modo a que esta não perca motivação.
Saiba comunicar de forma eficaz com a sua equipa e compreenda aquilo que deve e não deve dizer. Certos desabafos são necessários mas devem-se fazer com colegas de igual hierarquia ou amigos e família que não façam parte da equipa pois o contrário pode desestabilizar o seu negócio.
OUTROS ARTIGOS:
Erros simples que irão colocar a sua empresa em risco
Prepare-se para o sucesso em 2019