Cold Calling: O que é e como o fazer corretamente


Conhecido como Cold Calling, este tipo de contacto são “chamadas frias”, realizadas a potenciais clientes ou parceiros, com o objetivo de saber o seu interesse em colaborar com a sua empresa. Sendo o primeiro contacto, é importante demarcar-se e transmitir boa impressão, algo nem sempre fácil.


LEIA TAMBÉM: Como criar um bom press kit para a sua empresa


Procure as entidades que de facto interessam

Apenas porque tem o contacto de alguém, não significa que lhe deva ligar. Procure entidades e indivíduos cujos interesses estejam alinhados com os seus. Analise cuidadosamente quais os pontos em que os pode ajudar e ofereça os serviços e produtos personalizados aos obstáculos de cada empresa.


Escolha o profissional certo

Este tipo de trabalho deve ser entregue a um profissional confiante, responsável e que tenha facilidade em comunicar com estranhos. Procurar alguém tímido pode tornar-se num problema, transmitindo pouca assertividade na hora de conquistar o outro.


Crie um guião para se preparar

É importante não deixar nada ao acaso. Prepare-se para encher os momentos de silêncio e para responder prontamente a todo o tipo de questões. Para o ajudar pode ter à mão um guião com elementos como: uma introdução cativantes e que chame a atenção de imediato; a pergunta que apresenta um problema (“percebemos que ainda não alcançou os dez mil seguidores no Instagram, estaria interessado em chegar a este objetivo ainda este ano?”); os passos gerais que podem ser dados para o resolver; e os passos a dar no final da chamada - envio de press kit ou proposta.


Se procurar novos clientes e parceiros já era importantes antes da pandemia, a necessidade de expandir as fontes de receita torna esta opção indispensável a muitas empresas. Aprenda a lidar com a rejeição e conseguirá descobrir aquela marca que vai perceber as vantagens de estar ao seu lado.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais