Empreendedorismo
Como atualizar o seu Plano de Negócios
Se já se perguntou quando deverá atualizar o seu plano de negócios, a resposta pode ser surpreendente: sempre!
Na verdade, o plano de negócios deve ser alterado sempre que alguma coisa muda – mensalmente, semanalmente, diariamente – porque as coisas estão sempre a mudar. Se esta estratégia lhe parece algo caótica, desengane-se, porque um plano de negócios ajustado e atualizado é o melhor agente no combate ao caos.
Update Anual
Lembre-se de atualizar o seu plano de negócios COM RIGOR pelo menos uma vez por ano. Evidentemente pode pegar no seu plano antigo e fazer uma revisão atenta, mas lembre-se de se distanciar e olhar com discernimento. Para o ajudar:
- Fale com clientes e prospects (reveja a sua proposta de valor; o que é que os clientes estão a comprar? Que problemas é que o seu produto resolve? Que outras soluções estão os clientes a escolher?);
- Tente organizar uma nova segmentação de mercado (se normalmente olha para o mercado com o filtro do produto, experimente agora a pensá-lo por canal ou comprador);
- Olhe para o mercado, identifique problemas e tente encontrar soluções (olhe para o lado, para negócios semelhantes, atente nas tecnologias emergentes e também nas tendências de mercado e marketing).
Update Mensal
Se necessário, torne esta atualização um update de natureza mais financeira. Reveja a diferença entre os resultados planeados e alcançados e os resultados das vendas, lucros, balanços e despesas. Quando o plano anual avança através dos meses, pode usar os seus follow-ups mensais para ajustar o resto do ano de forma mais eficiente. Lembre-se ainda de, além de manter uma vigia importante nas finanças é essencial deitar um olho às atividades, prazos e resultados planeados (não financeiros) que devem ser objetivamente mensuráveis – lembre-se de os rever e atualizar todos os meses.
É importante recordar que o planeamento de um negócio está intimamente ligado a um enorme paradoxo: enquanto a estratégia só funciona no longo prazo e com aplicação calma e cuidada, também é verdade que seguir cegamente um plano inflexível pode ser a morte de uma empresa que teima em apostar em medidas sem resultados. Este paradoxo resolve-se facilmente com esta gestão – o planeamento e a sua revisão regular são críticos para o sucesso de uma empresa.
E lembre-se sempre: um bom plano de negócios nunca está terminado!
ARTIGOS RELACIONADOS
Plano de Negócios
Como criar um Plano de Negócios de uma Página
Plano de Negócios - Ferramentas e Exemplos
7 Passos para Criar um Plano de Negócios