Como aumentar as vendas através dos referrals ou do “passa-a-palavra”


Ao desenhar uma estratégia de marketing, é importante ter em consideração o chamado “passa-a-palavra” (os referrals), aquela publicidade feita quando um cliente ou parceiro, satisfeito com o serviço, o aconselha a amigos, colegas e familiares. Ainda que este processo tenha um q.b. de natural, existem truques que pode usar para o incentivar.


Leia também: Marketing: Vantagens de publicar o seu livro


Tenha uma atenção extra ao atendimento

Quanto mais satisfeitos ficarem os clientes após uma visita à sua loja ou website, maior a probabilidade de falarem de si a amigos e familiares, aconselhando-os a adquirir os produtos ou serviços da sua marca. Garanta que atende a todos os pedidos e aprenda a lidar corretamente com mal-entendidos e reclamações.


Incentive o passa-a-palavra 

Não tenha receio de pedir a quem o visita que partilhe a localização da loja. Ofereça cartões visita com as informações essenciais (morada e contactos), e mostre o seu apreço quando alguém que diz que veio por indicação de outra pessoa. Demonstre que valoriza os seus clientes não apenas pela compra de produtos mas também pela interação mais informal que vai acontecendo.


Foque-se na criação de um bom sistema de recompensa

Para além de poder pedir aos clientes que convidem amigos e familiares a conhecerem a sua loja, está a tornar-se popular a criação de sistemas de recompensa baseados nos referrals. Isto pode ser feito de forma manual, indicando o nome (ou número) do cliente que lhe sugeriu a sua marca, oferecendo-lhe um desconto na próxima compra. Ou pode criar um código promoção, gerado quando o cliente envia o link da loja a outra pessoa, e ativado após esta conclui uma compra.


Leia também: Marketing: Como decidir os preços a praticar?


As redes sociais, as newsletters, as entrevistas e as reviews são muito importantes, porém, ao explorar métodos de marketing mais recentes, não deve esquecer que os tradicionais continuam a ter as suas vantagens únicas.


Keywords: Referrals, Passa-a-Palavra, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais