Como dar as boas vinda a um novo membro


O processo de contratação é sempre complexo mas quando descobrir o talento que procura é importante comemorar. Por vezes, os novos membros sentem-se perdidos ou mal recebidos, diminuindo a sua performance e até prejudicando a sua relação com a restante equipa, por isso, deixamos algumas dicas importantes a ter em consideração.

 

LEIA TAMBÉM: Halloween: Como aumentar as vendas durante este evento


Reunião de apresentação

Detalhes como onde é a secretária do novo membro, quais as precauções de segurança, com quem irá trabalhar diretamente, quem será o seu supervisor, quais os programas que deve ter no computador (em especial no trabalho remoto), locais onde pode almoçar perto do escritório, e qual a cultura da empresa são tópicos importantes para o primeiro dia do profissional, ajudando-os a familiarizar-se e a diminuir a sua ansiedade.


Apresente o membro à equipa

Para além de informar a equipa que irá receber um novo membro, deve apresentá-lo aos diferentes profissionais, garantindo que fica a conhecer, mesmo que de forma geral, os colegas com quem irá trabalhar.


Crie um programa de mentoria

Não falamos necessariamente de um programa oficial de mentoria mas é bom encontrar um membro sénior que possa ajudar o iniciante nos primeiros tempos, reforçando os valores da empresa e ajudando nas dificuldades iniciais, e habituais, como erros nos programas, algum acesso que não esteja ainda ativo, entre outros. Este elemento dará segurança ao profissional e demonstra que se preocupa com a sua inclusão na empresa.


Organize um almoço de convívio

Esta ideia será certamente para aproveitar quando a atual pandemia terminar, juntando a equipa para um almoço ou um jantar de boas-vindas, de forma a criar um ambiente informal onde os membros possam conhecer o novo profissional. Por enquanto, este momento pode até ser partilhado via videoconferência, onde se possa falar do dia-a-dia, como tem corrido a adaptação, ou até quem tem o melhor gato - sim, muitos profissionais têm sempre ao seu lado os amigos de quatro patas e porque não ficar a conhecê-los!


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Como proteger o seu smartphone pessoal ou profissional


Adicionalmente, mantenha claros os objetivos, verifique que tudo está a correr bem nos primeiros dias, e lembre-se da importância de deixar o profissional trabalhar sozinho sem uma mentoria constante que não lhe permita evoluir e aprender. Dê as boas-vindas e verá que a performance individual e geral será melhor.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais