Como comunicar com a equipa em tempo de crise
Comunicar com a equipa nem sempre é uma tarefa fácil em tempo de crise, quando esta vive um período de incerteza e alguma fragilidade. Existem cuidados que deve ter para que se expresse de forma correta, sem deixar ambiguidades, e esclarecendo todas as dúvidas que possam suscitar.
Mantenha a sua mensagem breve
Um e-mail demasiado longo ou uma reunião muito demorosa irão entediar e até confundir a equipa, por isso, escreva todos os pontos fundamentais e crie uma narrativa em torno deles, evitando detalhes pouco úteis e sublinhando o que realmente importa.
Previna a equipa
Se durante um determinado mês tiver problemas em pagar todos os salários, organize com antecedência uma conversa franca sobre o assunto. A situação nem sempre pode ser evitada mas a equipa não se sentirá enganada. Este é um exemplo de uma comunicação importante e que não deve guardar até à última hora, perdendo a confiança de quem trabalha consigo.
Encerre rumores e esclareça dúvidas
Incentive a equipa a colocar todas as questões que deseja tanto em grupo quanto em privado. Se ouvir rumores tenha também a certeza de que estes são esclarecidos, evitando que má informação se espalhe ainda mais, criando situações complicadas dentro da empresa.
Tenha extra atenção às palavras
O famoso “não foi isso que quis dizer” é bastante comum, porém, isto advém muitas vezes da falta de capacidade de se comunicar de forma eficaz. Escolha cuidadosamente as palavras que usa nas suas mensagens e nos seus avisos, não deixando qualquer espaço para interpretações. Se necessário, peça que o outro repita o que compreendeu para assegurar que a informação sensível passou.
Existem palestras e cursos dedicados a este assunto e se tem dificuldades em se comunicar, deve ter esta área como uma a estudar sempre que pode. Uma boa comunicação é essencial para uma cultura saudável e resultados positivos.
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