Como comunicar corretamente a saída de um funcionário
O desejo de procurar novas aventuras, a impossibilidade de progredir na carreira devido a um cargo da responsabilidade de um membro ainda jovem, problemas na adaptação à cultura da empresa ou mudanças de carreira são alguns dos motivos que levam milhões de profissionais a deixarem as suas empresas em busca de algo mais. Nem sempre isto significa uma despedida amarga mas em ambos os casos, é fundamental que a saída seja feita da forma correta, tanto tendo em conta a pessoa em causa como a equipa com a qual trabalhou. Mas basta dizer que o colega saiu? Será a justificação algo a partilhar?
Foque-se nas pessoas com quem ele interagiu
Quando se fala de pequenas empresas, o mais certo é que o profissional em causa permanece-se em contacto com toda a equipa, contudo, o mesmo pode não se verificar em negócios com grupos distintos e que pouco comunicam entre si. O importante é que a informação seja dada ao círculo de colegas, que têm o direito de saber em primeira mão a saída de um membro da sua equipa.
Evite rodeios e entregue a data de saída
Criar uma introdução pomposa e longa pode parecer adequado mas não é, isso deverá ficar para um discurso final de despedida. Quando dá a notícia, deve manter-se focado no tópico, não apenas informando sobre a saída como dando a conhecer qual a data em que isso irá acontecer.
Partilhe a razão somente se fizer sentido
Em casos extremos de despedimento, não é apropriado falar das circunstâncias que levaram o profissional a sair, contudo, o início de uma nova carreira ou projeto podem ser adequados, caso a pessoa permita a partilha da razão com os colegas. A saída deve ser vista como algo natural e não algo a evitar, mostrando à equipa que além de os respeitar enquanto profissionais, também o faz enquanto pessoas.
Deixe claro como irá proceder no futuro
Quem irá substituir o profissional? Já está alguém novo contratado? O seu trabalho será partilhado pela equipa? Estas questões devem ser respondidas o quanto antes, descansando e preparando a equipa para as mudanças inevitáveis que estão para acontecer. Aproveite também para esclarecer alguma dúvida que surja entretanto.
Combine um evento de despedida
Almoços e jantares são alguns dos eventos mais populares na hora de se despedir de um funcionário, oferecendo-lhe um último momento de convívio com os colegas.
A saída de um funcionário não tem de ser algo pesado e complexo, sendo possível fazê-lo com ânimo e vendo a ocasião como a oportunidade de dar as boas-vindas a um novo membro e a uma nova etapa da sua empresa. Agradeça o serviço prestado, indique quais os próximos passos e continue o seu caminho.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo