Como contratar a primeira equipa para o seu negócio


Começar um negócio a solo tem os seus desafios mas numa fase inicial, equilibrar tarefas e expertise é relativamente simples e até a única opção para muitos empreendedores de primeira viagem. Contudo, quando tudo corre bem, o excesso de trabalho ou a necessidade de profissionais especializados obriga à procura de uma equipa, mesmo que formada por apenas uma ou duas pessoas. Habituado a trabalhar a solo, como deverá proceder a estas primeiras contratações?


LEIA TAMBÉM: Freelancer: Como escolher e gerir estes profissionais


Procure algo em específico

Quer promover as suas redes sociais mas não está familiarizado com elas? A contabilidade do negócio está a tornar-se complexa? Gostaria de ir além no que diz respeito a marketing mas não sabe como? Tenha em mente um profissional em específico e evite contratar um “ajudante” geral.


Procure pelo currículo e não pela remuneração

É certo que o grande talento terá uma tendência maior a pedir uma remuneração alta do que o profissional que se encontra em início de carreira, mas é essencial encontrar um equilíbrio. Evite escolher a pessoa que aceita o ordenado mais baixo pois isso refletir-se na qualidade do trabalho, podendo até prejudicar o sucesso que conseguiu até então.


Não valorize amizades em demasia

Se calhar tem um bom amigo que se encontra numa situação financeira complicada ou que procura emprego há vários meses. Isto pode levá-lo a juntar o útil ao agradável, oferecendo uma posição a alguém de confiança e que pode assim também ajudar. No entanto, faça-o apenas se existirem dois elementos fundamentais: uma separação clara entre amizade e profissionalismo, bem como qualificações de facto valiosas. Caso contrário, corre o risco da pessoa se desleixar, sentindo que não será despedida nem criticada, ou de não conseguir concluir as suas funções eficazmente.


LEIA TAMBÉM: Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)


No fim, não contrate alguém sem pensar cuidadosamente pois este é um grande investimento cujos frutos podem ser tanto negativos quanto positivos. De igual modo, reflita se as tarefas em mão não podem ser executadas através de sistemas automatizados, como gestores de redes sociais com recurso à inteligência artificial, partilha de encomendas com fornecedores, entre muitos outros.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais