Como criar uma entrevista que o ajude a manter a equipa (saiba onde melhorar)


Para construir uma equipa que goste de trabalhar para si e pretenda fazê-lo durante os próximos anos, é preciso estar atento às suas necessidades. No entanto, nem sempre é fácil fazê-lo pois a maioria dos profissionais tende a evitar exteriorizar elementos negativos da empresa que representa. Para o ajudar enquanto chefia, estão as entrevistas anónimas.


LEIA TAMBÉM: Carreira: Dicas para começar um novo trabalho com o pé direito


O que mais gosta relativamente ao seu trabalho?

O ideal é começar pelos aspectos positivos pois estes também importam. Estas são as suas forças e os pontos que deve manter como prioridade, servindo de porta de entrada a outros profissionais de alta qualidade.


Acredita que a empresa valoriza a equipa? De que forma?

Do que pensam sobre o salário que recebem, aos benefícios oferecidos. É bom ser-se recompensando pelo contributo e pela dedicação à marca. Estará a pagar o justo? Poderia fornecer outros extras?


O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é incentivado?

Atualmente um dos grandes chamariz para os jovens é o trabalho remoto e outras estratégias que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Demasiadas horas extra, dificuldade em mudar o dia da folga para acompanhar os filhos, entre outros elementos, podem tornar-se em algo negativo.


Quão incentivado se sente a aprender novas habilidades?

Uma das grandes vantagens que pode oferecer à equipa é a possibilidade de assistir a palestras, tirar cursos, e fazer parte de eventos dentro das suas áreas de interesse. Deste modo, irá incentivá-los a manterem-se atualizados e em constante aprendizagem.


Quais os pontos que gostaria de ver melhorados?

Esta é a questão das questões, a pergunta a que mais deve prestar atenção. É neste ponto que os profissionais podem, de forma anónima, explorar tudo aquilo que não gostam na sua empresa ou o que preferiam que se realiza-se de outra forma.


LEIA TAMBÉM: Como melhorar a linguagem que usa no atendimento ao cliente


É importante referir abertamente que a entrevista, ou o questionário, é anónimo, garantindo que a equipa se sente à vontade para responder. Caso contrário, poderá nunca chegar aos principais problemas que prejudicam a sua marca.


Keywords: Entrevista, Questionário, Equipa, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais