Como dar asas ao seu projeto de negócio em 2019


Com o novo ano vêm novos sonhos e novas oportunidades e, quem sabe, não será este o ano em que realizará o seu desejo de abrir um projeto de negócio próprio! Se já pensou nessa possibilidade, saiba alguns pontos que deve ter em mente antes de dar o grande passo.


Não desperdice tempo

As festas de final de ano e o inverno que começa realmente em janeiro deixa muitas pessoas com vontade de esperar pelos dias mais quentes de primavera para pensar em avançar com as suas ideias. No entanto, quando se fala de um negócio, o ideal é preparar tudo rapidamente pois levá-lo para a frente será mais demorado do que julga. Não perca tempo e comece já a pensar no seu plano de negócio.


Faça as perguntas certas

Ter vontade e motivação é importante mas mais importante é responder a algumas perguntas como onde conseguirá o investimento inicial, de quanto dinheiro irá precisar, que tipo de marca pretende abrir, onde irá adquirir a matéria prima, quem se irá interessar pelo produto, e quanto estão essas pessoas preparadas para pagar por ele.


Faça e refaça o seu plano de negócios

Não existe um só plano de negócios. Desde a ideia à criação da empresa, você irá passar por várias versões, por isso, comece já a preparar os primeiros rascunhos de modo a ter uma visão mais objetiva do que será a sua empresa. Pense nas estratégias de marketing que irá usar, de quantos funcionários precisa, quais as suas qualificações, entre outros.


Seja rigoroso consigo mesmo

A recusa de criar um prazo a si mesmo poderá levá-lo a arrastar o projeto indefinidamente, tornando-se rapidamente a resolução para 2020. Prepare os primeiros passos e coloque a si mesmo limites para completar determinada fase, como criar o primeiro esboço do plano de negócios.


Não deixe 2019 ser mais um ano de inatividade e prepare-se para um ano de sucesso com o seu próprio projeto que apesar de poder começar como um trabalho secundário, se pode vir a tornar no emprego principal e numa empresa de que se orgulhe.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como fazer um Plano de Negócios de uma página

7 Passos Essenciais para Criar um Plano de Negócios

Plano de Negócios - Ferramentas e Exemplos


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais